Blog do Ronaldo

domingo, agosto 29, 2010

Dizer sim para a vida

Oportunidades surgem a todo momento. Muitas, em momentos que não esperávamos. Outras, até como consequência de nossas buscas. Porém, como já disse por aqui noutra ocasião, não raras vezes desperdiçamos chances reais de realizarmos nossos sonhos.

Mas por que isso acontece? Há muitas razões. Entre elas, o medo de dizer “sim”.

Lembro-me de um filme que aborda esse tema. Em “Sim Senhor”, o ator e comediante Jim Carrey interpreta Carl Allen. A história começa apresentando algumas características do personagem. Ele surge como uma pessoa negativa, que vive reclamando. Reclama de tudo – das poucas oportunidades no trabalho até da namorada que o abandonou. Carl Allen parece um grande azarado – semelhante a muitas pessoas que conhecemos.

Tudo muda na vida dele após uma palestra de auto-ajuda. Como que hipnotizado pelo palestrante, o personagem de Jim Carrey passa a dizer “sim” para a vida. Ele responde afirmativamente a qualquer convite. Mesmo diante de situações inusitadas e duvidosas, Allen diz “sim”.

Embora trate do assunto de forma cômica e até pouco responsável, o filme é capaz de chamar nossa atenção para a maneira emburrada como muitas vezes recebemos os presentes que a vida nos dá.

Por medo ou insegurança, tem gente que sofre para dizer um “sim”. O “não” se repete em seus dias. A vida vai desfilando diante de seus olhos, mas vê tudo à distância. As oportunidades passam e a pessoa não consegue se apropriar de nenhuma delas. Chances reais são desperdiçadas pela incapacidade de superar os próprios limites.

Caro leitor, os “nãos” que permanecem em nossos lábios são barreiras que construímos entre nós e a vida que sonhamos. Podem nos roubar a chance de fazer boas amizades, conquistar um novo emprego ou mesmo de vivermos um grande amor.

Ninguém precisa e nem deve dizer “sim” para tudo. Temos o direito de responder “não” para uma proposta pouco responsável ou mesmo agressiva. Você não vai aceitar a “cantada” de um colega de trabalho apenas porque deseja dizer “sim” para a vida. Nem vai responder “sim” a uma proposta de emprego, se está feliz onde trabalha, tem boa remuneração, é reconhecido pela chefia e tem a possibilidade de construir uma
carreira estável e de sucesso.

Entretanto, ter mais disposição para ousar, experimentar é reconhecer que falar “sim” para a vida é abrir a janela para o futuro, para a vida que sempre que sonhamos, mas que por vezes rejeitamos com nosso negativismo e falta de fé.