Blog do Ronaldo

sexta-feira, outubro 06, 2006

A tecnologia distrai

O assunto de hoje é bastante curioso e é tema de uma reportagem na revista Veja desta semana... Você já parou pra pensar se a tecnologia que ajuda a conciliar tarefas, nos torna mais produtivos? Será que essa tecnologia ajuda a ganharmos tempo?

Bem, pelo menos as pesquisas indicam que não. A explicação de médicos, psicólogos, administradores que estudaram o assunto é bastante simples: a mesma tecnologia que nos permite fazer tantas coisas ao mesmo tempo, também nos distrai. Ou seja, rouba a nossa atenção e tira de nós a concentração, o foco naquilo que deveríamos estar fazendo.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia constatou que executivos conseguem se concentrar por no máximo onze minutos até ser interrompidos por um email, por um telefonema, uma informação curiosa na internet...

E o pior: depois que a pessoa se desconcentra para atender essa ligação, ver o email ou mesmo atender um colega de trabalho, essa pessoa leva em média 25 minutos para retomar o que fazia.

Portanto, tudo indica que as pessoas perdem muito tempo distraídos com a tecnologia...

Ainda na revista Veja, alguns especialistas dão dicas práticas para as pessoas recuperarem a concentração.

Uma delas é bastante simples, e você que me ouve já deve ter percebido isso no seu dia-a-dia: realize as atividades que requerem concentração no período em que você se sente mais disposto. Geralmente o pique energético ocorre pela manhã.

Outra dica, não se comprometa a realizar mais compromissos do que você pode cumprir.

Mais uma: ponha um cronômetro ao lado do computador para limitar o tempo gasto na internet.

E por fim, não resolva assuntos pessoas por email. É mais eficiente fazer isso pessoalmente.

Por ora é isso. A gente se encontra em nosso próximo programa.

Baseado no Guia Veja, edição de 4 de outubro de 2006