Blog do Ronaldo

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Alcoolismo na juventude

Hoje quero destacar uma reportagem que está na revista Viva Saúde, da Editora Símbolo.

A reportagem traz um dado que deveria nos preocupar... 78% dos jovens bebem bebidas alcoolicas...

Segundo a revista Viva Saúde, os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo, o que aumenta o risco de boa parte desta juventude desenvolver o alcoolismo. Esta equação se repete em praticamente todo o mundo... inclusive no Brasil.

O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), revela que o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência.

O estudo mostrou que entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já fizeram uso da substância e 19% deles são dependentes. Para se ter uma idéia de como o consumo de bebidas alcoólicas na adolescência aumentou, no levantamento anterior, realizado em 2001, apenas 5% dos adolescentes pesquisados preenchiam os critérios para dependência do álcool.

Os dados são ainda mais alarmantes, porque o levantamento do Cebrid, que envolveu estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública, mostrou que a idade de início do consumo fica em torno dos 12 anos. "E, sabe-se, que o uso precoce de álcool aumenta o risco de alcoolismo em idade adulta". E mais: "os jovens que começam a beber antes dos 15 anos são muito mais propensos a desenvolver dependência alcoólica do que aqueles que começam a beber aos 21 anos".

Bem, os pais podem evitar que seus filhos se tornem dependentes...

Algumas atitudes fazem a diferença na hora de alertar e orientar os jovens.

Ouça algumas dicas:
...Buscar informações sobre os efeitos do álcool e o alcoolismo na adolescência. Um pai bem-informado ganha poder de persuasão no diálogo com os adolescentes.

...Perceber que não são os melhores amigos dos filhos e que, por isso, é seu papel e dever estabelecer limites e acordos com eles.

...Evitar dizer apenas 'não'. Aprenda a escutar seus filhos e as razões deles para justificar o consumo de álcool.

...Dar o exemplo em casa, evitando o uso indevido (regular e em excesso) de bebidas alcoólicas.

...Participar da vida do adolescente e supervisioná-lo, quando necessário.

...Propiciar qualidade de vida ao jovem e estimular hábitos saudáveis, com passeios ao ar livre, contato com a natureza e momentos de lazer em família.

O mais importante é que todos os pais estejam bastante atentos... e saibam lidar com essa situação com muito amor e oração.