Blog do Ronaldo

quarta-feira, março 26, 2008

Trânsito

O FATO PENSADO de hoje quer falar sobre o trânsito. Talvez este não seja um assunto que preocupa você. Entretanto, é um tema que muito me tem incomodado.

O trânsito se transformou num dos principais problemas da sociedade contemporânea. Quase todo mundo tem um carro, uma moto... e se não tem, depende das políticas de trânsito para circular como pedestre. Ou seja, todos nós fazemos uso das vias urbanas.

Acontece que, em Maringá e em várias outras cidades do país, as pessoas não se dão conta do quanto são importantes as políticas públicas para tornar o trânsito mais pacífico e, principalmente, funcional.

Note, por exemplo, a situação que o motorista maringaense experimenta a cada dia... Não é difícil chegar a conclusão de que está cada vez mais circular na área central da cidade. Trechos que podíamos fazer em cinco ou dez minutos, hoje tomam o dobro do tempo ou ainda mais.

Por que isso acontece? Porque temos carros demais nas ruas. Não sei se você sabe, mas Maringá conta com uma frota que passa dos 180 mil veículos. Isto quer dizer que existem carros demais circulando pelas ruas e avenidas da cidade. É exatamente por isso que hoje o motorista chega num sinaleiro, o sinaleiro abre e fecha duas ou três vezes até que ele consiga prosseguir.

Bem, caro ouvinte, mas por que é importante discutir esse assunto? Porque eu e você não podemos fazer muita coisa. A única coisa que nós podemos fazer é pressionar as autoridades para que o trânsito seja um tema do qual eles também se ocupem.

Se observarmos o crescimento da frota de veículos em Maringá e as políticas públicas para tornar mais funcional o trânsito da cidade, logo chegaremos a conclusão que alguma coisa tem deixado de ser feita.

Em todo mundo, as cidades que conseguiram melhorar o trânsito, sofreram a interferência direta do poder público. Ou seja, para que eu e você possamos transitar com segurança, seja de bicicleta, a pé ou de carro, a prefeitura precisa pensar e implantar políticas públicas que atendam a uma nova realidade: o crescimento populacional e a frota de veículos.

No caso específico de Maringá, não é preciso fazer muito esforço para notar que as políticas públicas atuais para o trânsito não tem produzido o resultado esperado. Talvez porque nós e nossas autoridades entendamos que o trânsito depende apenas dos motoristas. Entretanto, não é assim que as coisas funcionam. Se apenas políticas de conscientização forem desenvolvidas, vamos chegar a um ponto em que não será possível transitar de uma quadra para outra...

Caro ouvinte, reconheço que o assunto é complexo... Mas o programa de hoje tem mesmo essa intenção: a de fazer você pensar sobre um fato concreto. Este é um ano especial pra você refletir sobre o assunto. É um ano para votar em prefeito e vereadores. Por isso mesmo, é uma boa oportunidade para você acompanhar o que pensam os candidatos sobre o trânsito. Será que eles estão preocupados com o assunto? Melhor ainda, será que eles sabem o que pode ser feito para que você transite pelas ruas e avenidas da cidade com segurança, tranqüilidade, sem se irritar porque não consegue se livrar do congestionamento dos semáforos?