Blog do Ronaldo

terça-feira, outubro 14, 2008

Inveja...

Hoje quero falar com você sobre a inveja... Trata-se de um dos sentimentos mais nocivos ao ser humano. Sentir inveja não faz mal apenas para o invejado; sentir inveja faz mal para quem alimenta esse sentimento. Corrói a alma, rouba a paz, tira a chance de viver plenamente.

E a inveja pode se revelar das mais diferentes formas...

Faz poucos dias que vi uma cena típica. Uma jovem, dessas que falam pelo cotovelos, comentava que o pai dela havia prometido um carro para o irmão – caso ele passasse no vestibular. O comentário da moça não foi desses maldosos, com a intenção de dizer que o pai dela tinha dinheiro ou coisa parecida. Não. A intenção da moça era apenas compartilhar suas relações familiares e a tentativa do pai em incentivar o filho a dedicar-se aos estudos.

Poucos metros dali uma colega ouvia tudo. Enquanto uma falava, a outra ia esboçando as mais diversas reações... Tudo expresso na face dela. Não era difícil perceber o quanto incomodava a fala da outra. Era um misto de raiva, de cobiça, inveja...

Como assisti toda a cena, e era eu o ouvinte principal dessa jovem falante, não foi difícil perceber que a colega ali do lado estava cheia de sentimentos negativos, só porque alguém parecia ter uma situação financeira mais confortável.

Sabe amigo, todos os dias encontramos pessoas assim... Gente que sofre por causa do sucesso dos outros.

Quem alimenta a inveja, a cobiça, quase sempre vive em função do outro. Deixa de viver a própria vida, de procurar o próprio sucesso, de olhar pra frente... Gente assim perde tempo e não sabe pra onde vai, pois o caminho dessas pessoas só as leva a olhar para os outros. Nunca para si mesmas.

Caro amigo, esses sentimentos são condenados por Deus. Semelhante ao argumento que usei dia desses para falar do adultério, volto a dizer: cobiçar a vida do outro, ter inveja de alguém não é um pecado contra Deus; é um pecado contra o próximo; é um pecado que faz mal ao próprio pecador.

Nesta vida aqui sempre haverá alguém que tem algo que não temos. Isto quer dizer que se isso for razão para ter inveja dos outros, nunca viveremos a nossa própria vida.

É preciso romper com a inveja... Para isso, devemos, primeiro, reconhecer que há algo dentro de nós que precisa ser tratado e vencido. Segundo, é necessário pedir a ajuda de Deus e caminharmos na direção dEle para superarmos tudo que há de mal em nós.

Nenhum comentário: