Blog do Ronaldo

quarta-feira, novembro 21, 2007

Enxaqueca

O FATO PENSADO de hoje aborda um assunto muito importante e que afeta milhões de pessoas. Estou falando da enxaqueca... aquela dor de cabeça, muitas vezes, sem causa aparente. Pois bem, a revista Veja publicou esta semana em seu site o resultado de uma pesquisa interessante. De acordo com essa pesquisa, o cérebro de pacientes que sofrem com enxaqueca é diferente.

É isso mesmo que você ouviu. Neurologistas dos Estados Unidos descobriram que pessoas vítimas de enxaqueca possuem uma parte de seu córtex cerebral mais espessa do que o normal. Agora, os médicos do Hospital Geral de Massachusetts vão investigar se a descoberta é a causa da doença ou uma decorrência da enxaqueca.

O estudo, publicado originalmente na revista Neurology Today, comparou os cérebros de 24 pessoas que sofrem de enxaqueca com os cérebros 12 de outras pessoas que não apresentavam sintomas da doença. Os pesquisadores descobriram que a região do cérebro que nos ajuda a sentir as partes do corpo – o córtex somatosensorial – era até 21% mais espesso em voluntários que sofrem com enxaqueca.

O coordenador da pesquisa, Nouchine Hadjikhani, acredita que o quadro pode tanto ser causa como conseqüência da doença. Ele conta que a maioria das pessoas envolvidas na pesquisa vinha sofrendo de enxaqueca desde a infância, o que significa que uma grande estimulação das áreas sensoriais do córtex poderia explicar essas transformações no cérebro no longo prazo. Isso pode explicar por que pessoas com enxaqueca também sofrem de outras dores, como dor nas costas, mandíbula, além de outros problemas sensoriais, como alodinia – que é aquela sensação de dor provocada por estímulos geralmente não-dolorosos, como vestir uma roupa.

Bem, caro amigo, a descoberta é só mais um passo para tentar entender melhor a enxaqueca. Você que sofre com essa doença já deve saber que ainda não há cura para a enxaqueca. Essas dores de cabeça, muitas vezes, podem ser aparecer por situações corriqueiras... Geralmente depois de um dia estressante, de sofrer com a ansiedade ou mesmo por ter se alimentado fora do horário habitual.

Mas uma coisa é certa: quem sofre com enxaqueca deve procurar ajuda médica. Ainda que a doença não tenha cura, um acompanhamento mais atento quase sempre ajuda a identificar o que faz a dor de cabeça aparecer... Com isso, o médico vai poder orientar você a ter comportamentos preventivos e também vai conseguir indicar um medicamento que possa aliviar a dor, sem causar efeitos colaterais consideráveis.

Nenhum comentário: