Blog do Ronaldo

terça-feira, julho 07, 2009

A reverência e o celular na igreja


Texto do programete apresentado na Rede Novo Tempo

Falei no último programa que gostaria de tratar aqui de algo que considero grave: gente na igreja com aparelho de celular ligado e, pior, tocando. Bem amigo, particularmente, não consigo me acostumar... Celular tocando durante o culto me incomoda profundamente.

Tenho observado que em quase todos os programas da igreja tem celular tocando. O que acontece com esse povo? Levar o aparelho para o templo já é um enorme desrespeito. Mantê-lo ligado, uma agressão. Agora mantê-lo ligado sem estar no vibracall é algo que não consigo adjetivar.

Nossa ouvinte Lidiane entrou em contato com a gente através do nosso blog. Ela recordou que há 10 anos, quase ninguém tinha celular. E todo mundo vivia muito bem sem o aparelho.

A Lidiane também contou que, na igreja dela, foi necessário promover uma campanha para que os membros desligassem o celular. Mas ela também diz que a campanha não adiantou muita coisa... Às vezes, na hora da oração, tem celular tocando.

O que a Lidiane me escreveu vejo também em minha igreja. Recordo que no último sábado, enquanto o professor passava a lição bíblica, duas vezes ouvi o toque de celulares. Não foi um único aparelho. Foram dois num espaço de cinco ou seis minutos.

Reverência... Nosso povo tem faltado com a reverência a Deus. Tem gente que parece achar que está num clube. Conversa o tempo todo, desloca-se pelo templo sem a mínima preocupação em estar ou não tirando a atenção dos outros e, com a dependência doentia do celular, mantém o aparelho ligado durante o culto.

Sinceramente não sei o que essas pessoas fazem na igreja. Vão lá fazer o quê? Tenho certeza que não é adorar a Deus. O verdadeiro adorador é reverente. Logo, não levaria o telefone para a igreja. E se fosse imprescindível carregar o equipamento, teriam ao menos um pouco de bom senso: manteriam o celular no silencioso.

Cito apenas dois exemplos... Se você vai a uma entrevista de emprego e seu celular toca, certamente terá dificuldades para conquistar a vaga. É um ato de desrespeito com seu interlocutor. Se você via a uma audiência com um juiz, além de manter o celular desligado, procura vestir-se adequadamente e evita até movimentos bruscos. Por que na igreja é diferente? Por que a pessoas respeitam homens, mas tratam Deus como se fosse um “banana”?

Peço desculpas se a comparação ofendeu você. Mas não consigo acreditar que Deus se sente confortável em notar tamanha irreverência em nossos templos. Não consigo ver Deus tolerando o toque de celulares durante a adoração.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ronaldo,sou cristã do Ministério Restauracão e sempre ouço seu espaço na Novo Tempo e acho que você tem toda razão, celular na igreja é falta de raspeito com DEUS!!!!
Tatiana Pereira Soares.De Alvorada RS.

Unknown disse...

OLA ronaldo,sou cristã e moro em PORTUGAL,gostei do que voce escreveu sobre o celular na IGREJA,,aqui aonde congrego sempre tem celular tocando..acho uma falta de respeito ao nosso DEUS TODO PODEROSO,,JESUS é digno de toda honra e toda gloria,.. fica na paz de DEUS..

Gabi disse...

Nem me fale nisso, fico mesmo maluca com a tamanha falta de reverência, por vezes não somente com celulares, mas também em como membros que se esquecem da importância da reverência na casa de Deus, andando para lá e para cá, não vigiando as crianças, as deixando correndo, brincando no meio do culto...tenho duas meninas e as ensino, enquanto não estão na salinha da EBD tem que ficar do meu lado, com isso elas já estão até aprendendo a louvar a Deus, pois como não podem fazer grande coisa do meu lado, resolvem cantar as canções do culto. rsrsrsrs..enfim é de pequeno que se aprende!