Blog do Ronaldo

quarta-feira, novembro 11, 2009

Dominados pelo telefone

Tenho algumas manias. Como todo mundo. Claro, algumas são boas. Outras, nem tanto. Entretanto, só quem convive comigo pode avaliá-las melhor.

Entre os hábitos que tenho está o de desligar o celular sempre que vou falar com alguém. Quem geralmente liga para mim reclama: “por que não mantém o celular ligado?”. Outros dizem: “por que você tem celular, se está sempre desligado?”.

Embora não satisfaça quem está do outro lado da linha, entendo isto como uma forma de respeito à pessoa que está diante de mim. Afinal, não é nada agradável estar conversando com alguém e o telefone tocar.

Na semana passada, estava conversando com um conhecido que não via há algum tempo. Era um papo informal. Nada muito sério. Entretanto, no meio da conversa, o celular dele tocou. Tirou o aparelho do bolso e simplesmente interrompeu a ligação. Não fez comentário algum. Apenas continuou a conversa, como se nada tivesse acontecido.

Minutos depois, quando sentei diante do computador, postei no Twitter:

“Ganha minha admiração quem – quando está falando comigo e toca o celular – tem a capacidade de desligar o aparelho.”

Volto a dizer. É uma questão de respeito. Os telefones são importantes. Quem está do outro lado tem um motivo para ligar. Certamente precisa completar a ligação. Mas o que define a urgência de atendê-lo? O que justifica a ligação ser mais importante que a pessoa que está diante de mim?

Na verdade, tornamo-nos reféns desse aparelho. Ele é capaz de interromper qualquer conversa, qualquer reunião. Nas empresas, muitas vezes, a produtividade é diretamente afetada pelas constantes ligações.

Não foram raras as vezes que passei minutos e minutos, quase horas, na sala de alguém tentando discutir algum assunto, mas não conseguia por causa do “simpático” telefone. A cada frase, uma ligação. Impossível.

Desperdiça-se um tempo enorme, de duas ou mais pessoas, pelo simples fato de não haver capacidade para manter o aparelho desligado por alguns minutos.

Na verdade, a impressão que tenho é que a pessoa ali a sua frente não está presente. Ela é o típico “presente, ausente”. Tem-se o corpo físico, mas não se tem a mente, o coração.

Culpa da tecnologia? Não. As ferramentas tecnológicas não podem ser responsabilizadas por nossa incapacidade de lidar com elas e priorizar o que de fato é prioritário.

Por isso, quando o outro se mostra disposto a não atender o telefone, é como se estivesse dizendo: “você é importante. Nossa conversa me interessa. Quero ouvi-lo. Estou falando com você… Nada mais importa”.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei este comentaria Bastante imteresante....

Otimo dia Pra vc e Um Otimo Sabadooo