Blog do Ronaldo

quarta-feira, junho 27, 2007

Como pedir um aumento salarial

O FATO PENSADO de hoje apresenta a você um assunto bastante interessante: como pedir aumento de salário. O tema foi abordado na edição de junho da revista Você S.A. e hoje eu reproduzo pra você algumas dicas que estão na reportagem.

Vamos lá...

É difícil encontrar alguém que esteja totalmente satisfeito com o próprio salário. Até mesmo quem ganha muito dinheiro, acha que ganha pouco. Para você ter uma idéia, uma pesquisa revelou que seis em cada dez executivos, neste momento, acham que sua remuneração está apenas na média do mercado.

Bem, se quase todo mundo acha que merece ganhar mais, qual o melhor jeito de pedir aumento para o chefe sem parecer apenas uma reclamação?

Vejamos... Como qualquer outra negociação, discutir salário requer alguns cuidados e artimanhas. É preciso primeiro conhecer o temperamento do seu chefe. Analisar o quanto sutil ou direto você precisa ser.

Um jeito novo e eficiente é deixar muito claro quais os benefícios que um aumento vai proporcionar para a empresa. Esqueça o passado. Os resultados já alcançados não são bons argumentos nessa hora porque pode parecer que você não tem mais desafios profissionais pela frente. Essa pegada não funciona mais, embora ainda tenha gente partindo disso para arrancar um extra.

Projetar sua importância futura é a melhor estratégia. Ou seja, o segredo para conseguir um aumento de salário é mostrar para o chefe que você é a solução dos problemas dele. Para isso, você deve conhecer os objetivos da empresa, saber seus pontos fortes e como apresentá-los da melhor maneira. Parece simples, mas não é.

Eu tenho um exemplo para deixar as coisas mais claras. Há um ano e meio, o psicólogo mineiro Edson Andrade Durão, de 40 anos, assumiu o cargo de gerente de negócios de recursos humanos de uma empresa de softwares de Belo Horizonte, Minas Gerais. A missão dele era adaptar um produto da empresa ao público de RH, junto à área de desenvolvimento. Com o final do projeto foi convidado para trabalhar na área comercial e assumir responsabilidades ainda maiores e achou que era hora de negociar um aumento de salário.

O que ele fez? Edson apresentou ao chefe uma proposta que estabelecia metas em duas etapas. A primeira começou em abril e vai até julho deste ano e, quando o período chegar ao fim, ele terá um aumento de 25% no salário. Para a segunda etapa, que vai de agosto a dezembro, o reajuste será de 30%. O argumento de Edson foi forte. Montou planos para crescer a venda de um produto em 300% em dois anos e torná-lo um dos mais importantes da empresa.

O que o Edson fez é o que seu chefe espera de você. Para pedir um aumento, a melhor forma é mostrar que você estava disposto a encarar desafios. Você precisa demonstrar que pode contribuir ainda mais para o crescimento da empresa e que tem como produzir mais e melhor.

Nenhum comentário: