Blog do Ronaldo

quarta-feira, junho 20, 2007

Dores nas colunas

O FATO PENSADO de hoje vai falar sobre as dores na coluna. O assunto é destaque na revista Viva Saúde, edição 48. O tema é de extrema relevância já que estima-se que 80% da população mundial terá dores nas costas em algum momento da vida.

Bem, a maioria das pessoas só percebe que precisa proteger mais sua coluna (ou mesmo que ela existe) quando as dores começam a incomodar e a limitar a realização de tarefas... E é justamente esse descaso com a região que sustenta o nosso corpo que prejudica o tratamento e o alívio desse incômodo.

Hoje, quero falar pra você sobre os oito vilões que mais abalam a estrutura de sua coluna:

1- TABAGISMO

Pouco se fala a respeito, mas o cigarro, além de todos os prejuízos já conhecidos à saúde, também pode afetar o bom funcionamento da coluna vertebral.

2- DEFORMIDADES na coluna

Escoliose, hiperlordose e hipercifose podem ser um fator de risco ou a origem da dor.

3- o peso da GRAVIDEZ

Até cerca de 50% das mulheres grávidas sofrem de dores na coluna. Porém, os médicos perceberam que a dor é pior no primeiro trimestre. Atualmente, muitos especialistas acreditam que a causadora da dor é a mudança hormonal.

4- OBESIDADE

Para afetar a coluna, não é necessário entrar na categoria de obeso. Cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta em 20% o risco de dor nas costas.

Ou seja, a cada 2,5 quilos somados, cresce em 5% a chance da pessoa vir a sofrer de dor nas costas.

5- SEDENTARISMO,

O sedentarismo também tem sua parcela de responsabilidade. O exercício físico alonga e fortalece os músculos, lubrifica as articulações e nutre os discos. Por outro lado, é preciso certa cautela. Alguns exercícios podem aumentar as dores ou piorar o estado de quem já sofre com o problema. Portanto, é necessário escolher a atividade adequada e começar devagar.

A idade também pesa sobre a coluna. Aos 20 anos, uma pessoa tem os discos compostos por 70% de água. Com o passar do tempo, além de sofrerem desgaste, perdem água.

6- POSTURA

A principal causa de dor nas costas é a postural mecânica. Essa é a causa mais comum de dor aguda. A pessoa que leva uma vida sedentária e fica em uma posição ruim o dia todo vai ter dores na coluna.

7- CAUSAS emocionais

O estresse da vida moderna cobra seu preço muitas vezes por meio da coluna. Um dia de pressão e sobrecarga de trabalho, aquela sensação de carregar o mundo nas costas, por exemplo, pode tensionar as delicadas estruturas da coluna e desencadear a dor

8- Por fim, atenção às doenças.

Segundo especialistas, existem até 100 doenças que podem causar dor nas costas. A hérnia de disco é uma das mais freqüentes.

Outra doença que causa muitas dores é a artrose, considerada uma doença degenerativa que acomete as vértebras e o disco intervertebral. Ela é muito comum em pessoas com mais de 45 anos. Além dessas, doenças reumáticas, infecciosas, inflamatórias (como artrite e espondilite) e até a presença de tumores podem provocar problemas na coluna.

Nenhum comentário: