Blog do Ronaldo

quarta-feira, junho 27, 2007

Como pedir um aumento salarial

O FATO PENSADO de hoje apresenta a você um assunto bastante interessante: como pedir aumento de salário. O tema foi abordado na edição de junho da revista Você S.A. e hoje eu reproduzo pra você algumas dicas que estão na reportagem.

Vamos lá...

É difícil encontrar alguém que esteja totalmente satisfeito com o próprio salário. Até mesmo quem ganha muito dinheiro, acha que ganha pouco. Para você ter uma idéia, uma pesquisa revelou que seis em cada dez executivos, neste momento, acham que sua remuneração está apenas na média do mercado.

Bem, se quase todo mundo acha que merece ganhar mais, qual o melhor jeito de pedir aumento para o chefe sem parecer apenas uma reclamação?

Vejamos... Como qualquer outra negociação, discutir salário requer alguns cuidados e artimanhas. É preciso primeiro conhecer o temperamento do seu chefe. Analisar o quanto sutil ou direto você precisa ser.

Um jeito novo e eficiente é deixar muito claro quais os benefícios que um aumento vai proporcionar para a empresa. Esqueça o passado. Os resultados já alcançados não são bons argumentos nessa hora porque pode parecer que você não tem mais desafios profissionais pela frente. Essa pegada não funciona mais, embora ainda tenha gente partindo disso para arrancar um extra.

Projetar sua importância futura é a melhor estratégia. Ou seja, o segredo para conseguir um aumento de salário é mostrar para o chefe que você é a solução dos problemas dele. Para isso, você deve conhecer os objetivos da empresa, saber seus pontos fortes e como apresentá-los da melhor maneira. Parece simples, mas não é.

Eu tenho um exemplo para deixar as coisas mais claras. Há um ano e meio, o psicólogo mineiro Edson Andrade Durão, de 40 anos, assumiu o cargo de gerente de negócios de recursos humanos de uma empresa de softwares de Belo Horizonte, Minas Gerais. A missão dele era adaptar um produto da empresa ao público de RH, junto à área de desenvolvimento. Com o final do projeto foi convidado para trabalhar na área comercial e assumir responsabilidades ainda maiores e achou que era hora de negociar um aumento de salário.

O que ele fez? Edson apresentou ao chefe uma proposta que estabelecia metas em duas etapas. A primeira começou em abril e vai até julho deste ano e, quando o período chegar ao fim, ele terá um aumento de 25% no salário. Para a segunda etapa, que vai de agosto a dezembro, o reajuste será de 30%. O argumento de Edson foi forte. Montou planos para crescer a venda de um produto em 300% em dois anos e torná-lo um dos mais importantes da empresa.

O que o Edson fez é o que seu chefe espera de você. Para pedir um aumento, a melhor forma é mostrar que você estava disposto a encarar desafios. Você precisa demonstrar que pode contribuir ainda mais para o crescimento da empresa e que tem como produzir mais e melhor.

quarta-feira, junho 20, 2007

Dores nas colunas

O FATO PENSADO de hoje vai falar sobre as dores na coluna. O assunto é destaque na revista Viva Saúde, edição 48. O tema é de extrema relevância já que estima-se que 80% da população mundial terá dores nas costas em algum momento da vida.

Bem, a maioria das pessoas só percebe que precisa proteger mais sua coluna (ou mesmo que ela existe) quando as dores começam a incomodar e a limitar a realização de tarefas... E é justamente esse descaso com a região que sustenta o nosso corpo que prejudica o tratamento e o alívio desse incômodo.

Hoje, quero falar pra você sobre os oito vilões que mais abalam a estrutura de sua coluna:

1- TABAGISMO

Pouco se fala a respeito, mas o cigarro, além de todos os prejuízos já conhecidos à saúde, também pode afetar o bom funcionamento da coluna vertebral.

2- DEFORMIDADES na coluna

Escoliose, hiperlordose e hipercifose podem ser um fator de risco ou a origem da dor.

3- o peso da GRAVIDEZ

Até cerca de 50% das mulheres grávidas sofrem de dores na coluna. Porém, os médicos perceberam que a dor é pior no primeiro trimestre. Atualmente, muitos especialistas acreditam que a causadora da dor é a mudança hormonal.

4- OBESIDADE

Para afetar a coluna, não é necessário entrar na categoria de obeso. Cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta em 20% o risco de dor nas costas.

Ou seja, a cada 2,5 quilos somados, cresce em 5% a chance da pessoa vir a sofrer de dor nas costas.

5- SEDENTARISMO,

O sedentarismo também tem sua parcela de responsabilidade. O exercício físico alonga e fortalece os músculos, lubrifica as articulações e nutre os discos. Por outro lado, é preciso certa cautela. Alguns exercícios podem aumentar as dores ou piorar o estado de quem já sofre com o problema. Portanto, é necessário escolher a atividade adequada e começar devagar.

A idade também pesa sobre a coluna. Aos 20 anos, uma pessoa tem os discos compostos por 70% de água. Com o passar do tempo, além de sofrerem desgaste, perdem água.

6- POSTURA

A principal causa de dor nas costas é a postural mecânica. Essa é a causa mais comum de dor aguda. A pessoa que leva uma vida sedentária e fica em uma posição ruim o dia todo vai ter dores na coluna.

7- CAUSAS emocionais

O estresse da vida moderna cobra seu preço muitas vezes por meio da coluna. Um dia de pressão e sobrecarga de trabalho, aquela sensação de carregar o mundo nas costas, por exemplo, pode tensionar as delicadas estruturas da coluna e desencadear a dor

8- Por fim, atenção às doenças.

Segundo especialistas, existem até 100 doenças que podem causar dor nas costas. A hérnia de disco é uma das mais freqüentes.

Outra doença que causa muitas dores é a artrose, considerada uma doença degenerativa que acomete as vértebras e o disco intervertebral. Ela é muito comum em pessoas com mais de 45 anos. Além dessas, doenças reumáticas, infecciosas, inflamatórias (como artrite e espondilite) e até a presença de tumores podem provocar problemas na coluna.

quarta-feira, junho 13, 2007

Etiqueta à mesa

No FATO PENSADO de hoje quero compartilhar com você parte da coluna Etiqueta, da revista Você S/A. Na edição de junho da revista, a colunista Célia Leão responde perguntas sobre como deve ser o comportamento à mesa, durante um almoço de negócios.

É bem verdade que muita gente já está acostumada com essas situações. Entretanto, muitas vezes, as pessoas são convidadas para almoçar com um cliente, com o chefe, o diretor da empresas e bate aquela insegurança... Então, como fazer para não pagar mico nessas horas? Vejamos...

Primeiro, quem paga a conta ao final de um almoço de negócios ou de trabalho?

Paga a conta quem convidou, não importa o sexo do profissional em questão.

Mas, e se o convidado insistir em pagar?

Nesse caso, não saia no braço com seu convidado só para levar a regra ao pé da letra. Deixe que ele pague, agradeça e diga com todas as letras que, na próxima ocasião, ele é o convidado.

Outra dúvida: guardanapo de papel vai ao colo?

A resposta é simples: não, só o guardanapo de tecido deve ser usado em seu colo. Guardanapo de papel deve ficar preso, fechadinho, sob seu prato. Assim, quem divide a mesa com você não tem que olhar para aquelas manchas de comida. A exceção é o serviço de bordo, que combina com turbulência. Se for esse o caso, abra seu guardanapo de papel e coloque-o em seu colo.

Muita gente também pergunta: tirar o paletó antes de sentar para almoçar é algo deselegante?

Bem... A colunista da Você S/A diz que quem vai dar o tom nessa hora é sempre o mais importante da mesa: seu chefe, seu cliente. Se eles permanecerem com o paletó,mantenha o seu. Se eles pedirem licença e despirem o paletó, a autorização para todos ficarem mais à vontade está dada.

Outra pergunta... Percebi que meu cliente está com um pedacinho da salada preso entre os dentes. Aviso ou deixo ele passar o almoço assim?

Avise, mas faça-o de forma discreta e mude seu olhar de direção por uns instantes a fim de que ele se recomponha e não fique extremamente sem graça. Essas coisas acontecem a todo e qualquer mortal, mas, ainda assim, constrangem a vítima.

Uma última dúvida: o telefone celular toca no meio de um almoço de negócios. Devo atender?

Espero que seu telefone celular só tenha tocado nessa situação porque você, distraidamente, esqueceu de desliga-lo, não é mesmo? Porque não tem manual de elegância que possa dar jeito em quem insiste em almoçar com amigos ou clientes com esse bendito aparelhinho ligado. Desligue-o tão logo chegue ao restaurante e centre sua atenção em quem está sentado com você à mesa.

quarta-feira, junho 06, 2007

Dicas para sair do vermelho

O FATO PENSADO de hoje tem hoje algumas dicas pra você. Muita gente hoje está no vermelho. Ou seja, está devendo. Tem dívidas com bancos, com o cartão de crédito... Enfim, se a coisa anda complicada pra você ou para alguém de sua família, o FATO PENSADO de hoje é pra você.

No programa, eu reuni 10 dicas que estão na revista Raça Brasil, edição de junho. A reportagem da revista Raça Brasil é bem completa, trata do assunto com profundidade, mas penso que essas 10 dicas podem ajudar você a sair do vermelho.

Vamos às dicas... Se você tem dívidas...

1. Jamais use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos no banco que saem mais baratos; ah... não esqueça que pegar dinheiro de agiota é a maior roubada.

2. Passe a controlar os saldos de seu cartão de crédito com mais freqüência, pelo menos a cada 10 dias, para você não gastar além do esperado;

3. Tenha uma idéia do tamanho de seu problema: a primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os pequenos, para descobrir onde cortar;

4. Elabore um plano radical de enxugamento de gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros voltam a aumentar rapidamente a conta que você já pagou;

5. Quanto mais intenso for o corte de gastos e menor o tempo necessário para isso, menores serão os desgastes no relacionamento familiar;

6. Acabe de vez com a tentação das compras a prazo;

7. Use todos os tipos de poupança que você tem. Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização;

8. Fuja de atividades de lazer pagas. Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião com amigos ou com a família;

9. Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda ou venda do automóvel e compra de outro parcelado. Use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.

10. Divida seu plano de ajuste com a família. É importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação.

Bem, pra terminar, uma dica adicional: a pessoa endividada só vai sair do vermelho se estiver disposta a isso. Ninguém consegue pagar as contas sem uma boa dose de sacrifício...

Por ora é isso.