Blog do Ronaldo

terça-feira, maio 12, 2009

Fotos íntimas: presente?



Nesse fim de semana, encontramos uma pessoa que há muito não víamos. Trata-se de uma jovem senhora casada. Na conversa que tivemos, ela nos revelou algo que gostaria de compartilhar com você. Nossa amiga nos contou que estava animadíssima com a possibilidade de fazer fotos íntimas para o marido.

Para quem não conhece, esse é um novo serviço que começa a ser fornecido no mercado. Fotógrafos profissionais oferecem aos casais a chance de produzir um book com imagens íntimas. Geralmente, as mulheres fazem essas fotos para presentear os maridos. São fotos na linha de algumas revistas internacionalmente conhecidas. Com direito a tratamento das imagens – para corrigir todas as imperfeições.

Confesso a você que não conhecia esse novo serviço. Sei de pessoas que tiram fotos íntimas com o próprio celular ou com uma máquina fotográfica amadora e presenteiam namorados ou maridos. Sei também que existem alguns casais que mantêm o hábito de registrar em imagens seus corpos nus ou mesmo a intimidade sexual. Entretanto, desconhecia a oferta de um serviço profissional, com direito a sessões fotográficas, para produzir imagens “artísticas” de não famosos.

Depois de ouvir o relato dessa amiga, fiquei pensando em algumas coisas. Primeiro, preciso esclarecer que entendo ser um direito dessa mulher fazer as fotos. As pessoas têm livre arbítrio. Cada pessoa escolhe o seu caminho e, na intimidade do casal, não é direito nosso dar palpites.

Entretanto, existem algumas questões que valem a pena ser refletidas. Por exemplo, ainda ontem li uma reportagem sobre uma mulher que ganhou, na Justiça, o direito de receber uma indenização de R$ 50 mil. Essa jovem teve fotos íntimas publicadas no Orkut, o site de relacionamentos mais conhecido dos brasileiros. O namorado fez as fotos e, quando a relação deles acabou, publicou as imagens.

Essa moça era professora. Ela foi demitida após a divulgação das fotos. Hoje, para sobreviver, ela teve que mudar de nome e trabalha, escondida atrás de um telefone, numa empresa de telemarketing. Sofrimento, vergonha são sentimentos que conhece muito bem.

Relatos como dessa ex-professora têm se tornado cada vez mais comuns. É nisso que pensei quando nossa amiga falou, empolgada, das fotos que pretende fazer para presentear o marido. Hoje, o casamento deles vai muito bem. Não me parece haver chance de qualquer ruptura. No entanto, a internet trouxe novos riscos para nós todos. Fotos digitais, guardadas num computador, podem ser divulgadas pelo próprio companheiro ou, numa dessas situações que ninguém pode prever, cair nas mãos de um técnico de informática mal intencionado ou até de um hacker.

Por isso, volto a dizer, cada pessoa tem direito de fazer suas próprias escolhas. Cada um conhece os potenciais de seus relacionamentos. Mas é preciso prever possibilidades nem sempre felizes da divulgação desastrosa de imagens íntimas. Muita gente tem sido vítima de crimes na internet, como consequência de atitudes aparentemente inocentes e bem intencionadas. É uma coisa pra se pensar…

Nenhum comentário: