Blog do Ronaldo

terça-feira, junho 23, 2009

O papel ridículo de algumas Ong's

Ninguém pode negar a importância das Ongs. Entretanto, algumas delas defendem bandeiras indefensáveis. Por exemplo, publiquei ontem no Twitter um breve texto:

- Algumas ONGs não têm mesmo o que fazer. Criticar o Obama porque ele matou uma mosca é pra acabar.

Quem não viu a reportagem, merece algumas explicações. Creio que ao menos a matéria do Barack Obama matando uma mosca em rede de tevê você deve ter visto. Mas, voltando ao assunto, o fato motivou uma Ong a protestar contra o presidente americano.

O grupo Peta anunciou que vai presentear Obama com um “cata-mosquito”. Não, não é um “mata-mosquito”. Trata-se de um instrumento para capturar VIVOS os mosquitos. Também não é para guardá-los em cativeiro. O “aparelho” serve para capturá-los visando devolvê-los à natureza.

A Ong não gostou da atitude de Obama. Ele matou a mosca. Deveria tê-la mantido viva. Piada de muito mau gosto.

Claro, a “piada” ganhou repercussão em vários veículos de comunicação. Afinal, faz parte daquele grupo de fatos/acontecimentos que se adequam aos critérios de divulgação da mídia. É imprevisível, surpreendente, absurdo, tolo e até cômico. Logo, é notícia.

Todo mundo tem direito de defender a bandeira que quiser. Contudo, atitudes como essa banalização, ridicularizam o papel das Ongs. Estas têm função importante na atual estrutura da sociedade. Mas o chamado terceiro setor perde credibilidade toda vez que alguém que se apega a alguma tolice e resolve publicizá-la.

Na verdade, muitos desses grupos que defendem a vida, os animais, o meio ambiente etc têm se dado ao trabalho de tornar piada assuntos sérios. As questões ambientais, por exemplo, requerem respostas práticas da sociedade. No entanto, quando alguém se dá ao trabalho de defender, por exemplo, que as pessoas façam “xixi no banho” (os caras têm até site) para diminuir o consumo de água colocam em xeque a credibilidade e prejudicam a defesa de outras bandeiras sérias.

Talvez haja necessidade de mais razão e menos emoção no discurso desses organismos não governamentais. Uma pitada de realidade não faz mal a ninguém. É preciso ter bom-senso e noção do ridículo.

Um comentário:

Ogro disse...

Ronaldo,

Discordo frontalmente do seu artigo e vou explicar o porque :

1 - a PETA é uma entidade de defesa dos direitos dos animais, TODOS os animais. Sim, frequentemente eles parecem ridiculos, mas fazem o que se propuseram , defendem os direitos dos animais, por que eles fazem isso ? Porque acreditam que quando nós humanos nos preocuparmos legitimamente com a vida dos animais não precisaremos mais nos preocupar com a violencia entre nós mesmos, é uma escala de valores. É o ponto de vista deles. É radical , estranho ? deve ser... tambem achei engracado quando soube que eles sugeriram que o "pet shop boys" mudasse de nome para um nome mais ético. Só que de uma coisa ninguem pode acusa-los , de relativizar seus ideais.

2 - o xixi no banho... a cada descarga gasta-se aproximadamente 2 litros de agua. A cada banho 5. Faça as contas. Ahhh, mas porque penalizar a pessoa normal quando tantas empresas poderosas despejam produtos quimicos nos nossos mananciais ? Porque precisamos do papel, do petroleo, dos detergentes, mas o seu xixi nós podemos controlar com campanhas publicitarias ? Acho que não, nesse ponto a propaganda é falha, mas qual foi a ultima vez que vc viu uma industria de papel ou detergentes sendo penalizada por emitir esgoto no tietê ?