Blog do Ronaldo

domingo, janeiro 02, 2011

Mundo virtual X Vida real

Retornei há pouco de viagem. É curioso como são alguns hábitos… Enquanto estou fora, geralmente evito a internet. Tento me desconectar. Mas quando faço isto é quase como se estivesse num mundo paralelo. Voltar pra casa implica voltar pra rede, dar uma passadinha nas caixas de emails, no twitter, facebook… e no blog. Quando estou aqui parece que definitivamente estou em casa.

É meio louco isso. Faz parte dos novos comportamentos que adotamos por conta da chamada realidade virtual. Realidade esta que não tem nada de virtual. Na verdade, é apenas uma extensão no mundo digital de nossa vida real. Afinal, o tempo que estamos aqui é o mesmo tempo que poderíamos dedicar a uma outra coisa qualquer – tomar um café ou fazer sexo. As alegrias, tristezas ou decepções que temos aqui não deixam de existir quando desligamos o computador.

Portanto, carregando ou não nossa vida pra dentro da rede, estamos dia após dia construindo uma nova existência, um novo universo. Se melhor ou pior, ainda é difícil responder. No entanto, parece-me que no virtual ou fora dele, a melhor forma de lidar com essas “novidades” é ter consciência de nossos atos e hábitos, e saber que ambas as coisas fazem parte de uma única vida, um único ser.

Nenhum comentário: