Blog do Ronaldo

quarta-feira, março 21, 2007

Financiamento da casa própria

O Fato Pensado de hoje destaca uma reportagem da revista Veja sobre o sonho da casa própria. Na edição de 14 de março, a Veja publicou informações bastante relevantes sobre assunto.

Hoje, quero compartilhar algumas dessas informações com você.

Segundo a revista, desde 1994, com o Plano Real, os sonhos de consumo do brasileiro ficaram progressivamente mais acessíveis no Brasil. Nunca se vendeu tanto automóvel, celular, televisor... Mas a casa própria permaneceu no terreno dos sonhos.

Entretanto, agora, a compra de um imóvel voltou a fazer parte das possibilidades da vida real do brasileiro.

Desde a década de 1970, não havia tanto dinheiro disponível para o financiamento imobiliário. Agora, na Caixa Econômica, por exemplo, no ano passado, sobrou dinheiro.

O resultado de tanta oferta de dinheiro para o financiamento da casa própria é apresentado pelas estatísticas. Só a classe média brasileira, em 2006, comprou cerca de 113 mil imóveis financiados – um número cerca de 90% maior ao registrado em 2005.

Caro ouvinte, além de ter mais dinheiro na praça para a compra da casa própria, os bancos estão facilitando a vida do brasileiro. Está muito mais fácil conseguir um empréstimo e os juros caíram bastante.

Também é possível financiar em 20 anos e com muito mais segurança.

Mas, obviamente, pegar dinheiro emprestado para a compra da casa própria ainda é algo que carece de alguns cuidados.

Por exemplo, é preciso saber que a diferença do preço final do imóvel financiado em 20 anos é muito maior do que seria se você tivesse condições de pagar em 10 anos.

Outro detalhe, apesar da redução das taxas, os juros pagos nos financiamentos ainda são mais altos que o rendimento de qualquer aplicação financeira.

Então, por que pode valer a pena fazer um empréstimo?

Bem, pode valer a pena financiar um imóvel porque quase sempre é mais vantajoso comprar a casa própria agora do que passar anos economizando para realizar seu sonho e ainda pagando aluguel. Ou seja, o fato de você deixar de pagar o aluguel pode representar uma economia e tanto. Essa economia acaba compensando parte dos juros pagos no financiamento.

E tem mais uma coisa, em determinadas cidades o imóvel sofre constante valorização. Isso quer dizer que a casa ou apartamento dos sonhos que hoje custa, por exemplo, R$ 100 mil, pode ter uma valorização muito acima da inflação compensando, inclusive, o valor final que você terá pago no financiamento.

Hoje é isso.

Nenhum comentário: