Blog do Ronaldo

quarta-feira, março 14, 2007

Rinite

A revista Viva Saúde de março traz uma reportagem interessante sobre rinite. Como enfrento esse problema e conheço um monte de gente que também tem que lidar com a tal da rinite, quero compartilhar com você algumas informações publicadas pela revista.

Bem, segundo a reportagem da Viva Saúde, quando respiramos, o nariz é o primeiro canal do sistema respiratório pelo qual o ar entra para chegar até os pulmões. Esta pequena "máquina de respirar" é também responsável pelo processo de "limpeza" do oxigênio que aspiramos, garantindo que o corpo absorva um ar muito mais "puro".

Entretanto, nesse período quente do ano, temos um alto nível de poluentes na atmosfera, como por exemplo, o ozônio. Por isso, a tarefa do nariz de "filtrar" as impurezas torna-se mais difícil.

É por esse motivo que ocorre a obstrução nasal (o chamado nariz entupido). A obstrução nasal é a forma que o organismo encontra para se defender e impedir a entrada de bactérias. Paralelamente, os espirros e a coriza, por sua vez, se encarregam de "expulsar" estas substâncias tóxicas.

É este mecanismo de defesa natural que acaba desencadeando a rinite, uma doença respiratória, que causa inflamação na mucosa do nariz e atinge crianças e adultos.

A coisa é tão complexa que a rinite atinge praticamente metade da população.

Bem, mas como tratar desse problema?

Ainda segundo a reportagem da revista Viva Saúde, como primeira opção para tratar das rinites são sugeridas medidas simples, como evitar o contato com as substâncias que provocam os seus incômodos sintomas – ou seja, é preciso prevenir-se, ter o chamado controle do ambiente.

Se não funcionar, aí então é indicado o uso de medicamentos, que vão desde antialérgicos, descongestionantes, analgésicos até antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos. Vale lembrar que, seja qual for o tratamento escolhido, o tratamento é individual e deverá ser sempre aconselhado e acompanhado por um médico especialista (geralmente um otorrinolaringologista ou alergista).

A vacina anti-alérgica é uma terceira opção, porém, como o próprio nome diz, é somente eficaz para a versão alérgica da rinite. Sua aplicação é feita quando todas as opções de cuidados (prevenção e medicação) falharem. Ela consiste em um tratamento de longa duração, e, quando feita de forma correta, os sintomas diminuem.

Mas volto a dizer, os hábitos de higiene ambiental (como a limpeza da poeira doméstica) devem continuar, pois reduzem as crises deste tipo de rinite.

Com um tratamento correto, é possível para uma pessoa viver livre dos sintomas da rinite e em alguns casos até ser curada, principalmente em relação à rinite medicamentosa.

Com base em informações da revista Viva Saúde, edição de março/2007

Nenhum comentário: