Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 18, 2007

Atitudes que fazem a diferença

Hoje quero compartilhar com você um artigo escrito por Ruy Leal, superintendente do Instituto Via Acesso, para o portal da revista Vencer.

Ao falar sobre o mercado de trabalho, Ruy Leal aborda a importância de nossas atitudes.

Vejamos o que ele diz...

O mercado de trabalho, pragmaticamente, tem considerado a maneira como os profissionais reagem a determinadas situações, em especial àquelas situações que exercem pressão e exigem decisão e determinação.

Os cristãos costumam dizer que essa etapa da nossa trajetória de existência nos foi colocada pelo Todo Poderoso a fim de testar e identificar a nossa capacidade de crescer espiritualmente. Independentemente da discussão religiosa, o fato é que a nossa vida é feita de motivos e motivações.

Certamente temos uma missão a cumprir nesta vida aqui, mas pouquíssimos são conscientes disso. Quanto às motivações, todos têm a condição de identificar aquelas que nos faz ir para frente. Muitos ajustam bem a motivação com resultado e muitos outros não conseguem acertar nem o primeiro passo.

Em diversos casos, devemos ter a clareza de que nada vem fácil e de que tudo deve ser encarado como o resultado de muito esforço. Nesta trajetória, certamente haverá diversas quedas ao longo do caminho e que a diferença entre um vencedor e um perdedor está exatamente na capacidade de levantar, tirar a poeira e dar a volta por cima.

Abraham Lincoln é um nome que serve muito bem à ilustração deste tema. Como a história nos mostra, Lincoln foi presidente dos Estados Unidos em 1860.

Embora a biografia do ex-presidente americano seja muito conhecida, vale a pena recordar que Lincoln trabalhou como balseiro, carteiro, almoxarife, fiscal e lenhador antes de se tornar advogado. Lincoln é um caso clássico de alguém que teve a coragem de fazer as coisas acontecerem. Ele, como os incontáveis casos de sucesso pessoal e profissional, também falhou, mas não tinha medo de fracassar e mantinha o olhar fixo em seu sonho. Mantinha o foco.

Lincoln falhou 11 vezes em importantes empreendimentos profissionais e pessoais que realizou desde 1831, para, finalmente, em 1860 conseguir ser eleito o décimo sexto e, provavelmente, o mais respeitado presidente da história americana. Para chegar aonde chegou, Lincoln caiu bastante, mas teve forças e determinação para continuar.

Caro amigo, fique certo de uma coisa, ninguém se sentirá obrigado a pagar suas contas ou assumir seus compromissos. O que é responsabilidade sua, assuma, o que é do outro ficará por conta dele. Uma diferença fundamental entre os que empacam e os que seguem em frente é a postura em relação às dificuldades da vida. Para os primeiros, as dificuldades se apresentam como insuportáveis, enquanto para estes últimos se apresentam como naturais.

Não há como avançar quando se espera que os outros compreendam a sua situação. Para quem viu Pelé jogar deve lembrar-se de algumas passagens em sua vida futebolística. Desde os 17 anos, Pelé já se destacava mundialmente e por isso mesmo, cada vez mais, enfrentou uma marcação implacável dos zagueiros. Muitos eram violentos, mas não me lembro de ouvi-lo reclamar disso, nem mesmo quando jogava mal. Ele sabia que era a realidade de seu caminho e nunca assumiu uma posição de “coitadinho de mim”. Sempre avançou para melhor, apesar das dificuldades, que não foram poucas. Talvez por isso tenha sido e continue a ser, insuperável!

Nenhum comentário: