Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 04, 2007

Controle a hipertensão

O assunto de hoje do FATO PENSADO é a hipertensão. Vou falar com você sobre algumas formas de baixar a pressão, sem o uso de medicamentos.

As dicas de nosso programa de hoje estão na revista Viva Saúde.

Bem, segundo a reportagem da Viva Saúde, a melhor forma de controlar a pressão arterial é estar feliz. Quem encara as dificuldades diárias de maneira positiva reduz o estresse e ajuda a afastar a hipertensão.

A hipertensão é uma doença que geralmente está associada à herança genética, a má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, fumo e também ao peso extra. Ou seja, quem está acima do peso quase sempre sofre com a chamada pressão alta.

Portanto, se você quer evitar a hipertensão é fundamental estar feliz e eliminar de sua vida qualquer uma dessas situações que eu já apresentei. Afinal, com exceção da herança genética, tudo mais é possível corrigir – inclusive, o problema da obesidade.

Além disso, se você é hipertenso, algumas dicas podem ajudar:

Primeiro, aprenda a lidar com questões emocionais, como a ansiedade e o estresse.

Segundo, reflita sobre seu modo de vida e procure avaliar seus hábitos de alimentação, horas de trabalho, tempo de sono, lazer e principalmente, encontre atividades que lhe ofereçam prazer, dentro do trabalho e com a família.

Terceiro, aprenda a respirar fundo sempre que se sentir pressionado ou tenso. Quando estiver a ponto de explodir, pare por alguns instantes e respire.

Quarto, na hora do aperto, quando a pressão subir mesmo, sente-se calmamente e faça massagens nos pés. Por incrível que isso pareça, ajuda esse tipo de massagem ajuda a diminuir a pressão do coração.

Quinto, faça a opção por atividades que lhe dêem alegria e prazer.

Sexto, diga adeus à preguiça e ao mau humor.

Sétimo, se alguém estiver pressionando você, seja claro! Diga para essa pessoa que também se acalme. Esta atitude também vai ajudar a outra pessoa a não se tornar hipertensa.

Oitavo, seja menos exigente consigo mesmo e não tente mudar o comportamento só para agradar os outros.

Nono, questione suas prioridades na vida e faça escolhas que protejam sua saúde física e mental.

Décimo, tenha hábitos de vida saudáveis. Faça exercícios físicos regulares, controle o peso, evite o fumo e a bebida.

É isto, amigo. Com estas dicas, você pode evitar a hipertensão, ter mais qualidade de vida e viver muito mais. (Estas informações estão na revista Viva Saúde)

Nenhum comentário: