Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 25, 2007

Férias duas vezes no ano...

O FATO PENSADO de hoje aborda um assunto que é destaque na edição do mês de abril da revista Você S.A.

Vamos falar sobre férias... A dica é bastante simples... que tal, em vez de 30 dias corridos, parar duas vezes no ano por períodos de 15 dias?

A reportagem da Você S.A. mostra que há vantagens para o corpo e também para a carreira.

A primeira que você deve saber é que quem acha que para ser um bom funcionário deve obedecer à premissa de nunca tirar férias, está muito enganado. Profissional responsável tira seu merecido período de descanso todo ano.

Uma pesquisa recente da revista EXAME revelou que 65% dos executivos brasileiros tiram férias todo ano. Mas aqui há um detalhe importante. Em vez de usar os 30 dias permitidos por lei de uma tacada só, a maioria divide as férias em dois períodos de 15 dias.

A questão é: dá para descansar a cabeça e o corpo tirando apenas uma quinzena de folga por semestre? Os especialistas dizem que não só dá como faz bem para a saúde e para a carreira.

Segundo o fisiologista Paulo Zogaib, "três ou quatro dias é o tempo que o organismo precisa para desacelerar a produção dos hormônios que agem preparando-o para reagir às agressões emocionais e físicas que o estresse provoca. Daí aquela sensação, nos primeiros dias, de que ainda não deu para descansar. Mas essa sensação tende a ir embora à medida que o indivíduo pára de pensar no trabalho." Esse é o segredo de tirar 15 dias bem tirados de férias.

O também fisiologista Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), explica que o problema não é o tempo de ausência física do escritório, mas o de ausência psicológica. Ele diz que "do ponto de vista fisiológico, 15 dias são suficientes para se manter desligado da empresa". Mas o fisiologista alerta: "O que não pode acontecer é esquecer que corpo e cabeça são uma coisa só e que não adianta se ausentar do escritório e manter as preocupações de sempre."

Se você quiser experimentar dividir suas férias em duas partes iguais, saiba ainda que 15 dias são ideais para evitar o estresse pré e a depressão pós-férias.

Além dos ganhos psicológicos que as férias curtas proporcionam, os profissionais e especialistas acreditam que a ausência menor no trabalho pode significar comprometimento, causando uma boa impressão para o chefe e para a equipe.

Resumindo... se você dividir as férias em dois períodos de 15 dias, você:

* Terá menos pendências para resolver quando voltar ao trabalho.
* Investirá na imagem pessoal dentro da empresa e fará uma média com o chefe ao mostrar comprometimento.
* Evitará a depressão pós-férias, aquele desânimo típico após as folgas prolongadas, resultado da quebra brusca de rotina.
* Terá sempre um período por semestre para descansar.

Nenhum comentário: