Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 11, 2007

Idéias que colam

Na edição dos 40 anos da revista Exame, encontrei um texto bastante interessante falando sobre o livro “Idéias que colam”.

Seis dicas básicas que aparecem no livro são destacadas pela Exame.

Hoje, gostaria de compartilhar essas orientações com você.

Afinal, seja no trabalho ou na igreja, sempre temos idéias que podem contribuir com o desenvolvimento da nossa empresa ou da nossa comunidade religiosa. Muitas de nossas idéias simplesmente não colam, porque não temos a habilidade necessária para convencermos as pessoas que estão próximas de nós.

Então, vamos às dicas.

Os autores de Idéias que colam sustentam que para uma idéia realmente pegar é preciso que atenda a seis princípios.

Primeiro, a idéia tem que ser simples e acessível, para que todos possam entendê-la com facilidade.

Segundo, tem que ser inesperada – para provocar interesse.

Outra dica, a idéia tem que ser concreta, para ser percebida sem ambigüidades ou abstrações.

Quarto, tem que ser crível (ou seja, capaz de gerar credibilidade, confiança), de modo a evitar o ceticismo das pessoas e ganhar crédito.

Quinto, tem que ser emocional, para sensibilizar e deixar uma lembrança forte.

E, finalmente, precisa ser uma boa história, que envolva pelo menos um dos três tipos de enredo que conseguem fisgar praticamente qualquer platéia. Ou seja, tem que se apresentar como espécie de desafio (uma luta contra uma situação desvantajosa, tipo Davi e Golias); ou tem que apresentar fortes conexões ou ainda tem que apresentar criatividade aguçada.

Mas, sabe amigo da Novo Tempo, uma das coisas mais importantes que a reportagem resgata é a mensagem de que todos nós podemos ter boas idéias. Idéias de sucesso não são privilégio de apenas um punhado de pessoas. Grandes idéias estão alcance de qualquer pessoa que siga essas dicas que acabei de apresentar.

Mas há um último aspecto a considerar: nenhuma idéia vai se transformar num grande sucesso se você não for suficiente ousado para contaminar positivamente as pessoas que estão próximas de você.

Se sua idéia ficar guardada em sua mente, certamente ela não vai causar a transformação que você sonhou quando a concebeu.

Siga as dicas que apresentamos no FATO PENSADO de hoje e ajude sua empresa, sua igreja, sua escola a crescer. As melhores idéias são sempre aquelas que foram compartilhadas...

Por ora é isso.

Nenhum comentário: