Blog do Ronaldo

quarta-feira, maio 09, 2007

A música na vida do bebê

O FATO PENSADO de hoje fala sobre a importância da música na vida da criança. O assunto é destaque da revista Meu Nenê, edição de maio.

Todos nós guardamos lembranças de episódios de nossa infância marcados por alguma música. Talvez seja uma cantiga de roda, uma canção de ninar ou outra música da época. É como se algo que estava guardado no fundo de nossa memória viesse à tona quando as notas iniciam.

Por conta disso, especialistas já notaram que a música é importante inclusive para a formação do bebê, ainda na barriga da mãe. Segundo eles, é possível introduzir a música na vida da criança, já entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, quando o processo neurofisiológico da audição do feto está praticamente completo. Essa prática não tem o objetivo de formar pequenos músicos, mas o de contribuir para o desenvolvimento integral do bebê, ou seja, nos aspectos emocionais, éticos e comunicativos. "Inúmeras pesquisas mostram que auxilia nos desenvolvimentos da percepção sensorial, da motricidade, da cognição, da linguagem e da expressão".

Outro benefício da musicalização é promover o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho ainda na gestação. Isso porque já é possível a comunicação entre eles; inclusive o bebê pode ficar tranqüilo ou agitado - de acordo com a voz materna, ao cantar uma música de ninar ou brincar, por exemplo.

Fora da barriga, essa vivência musical deve continuar, uma vez que o bebê irá sentir a mesma sensação de aconchego e amor de quando estava no útero. Por isso, em casa, é sugerido aos pais usarem a música a seu favor nas tarefas do bebê, como o banho, a hora de dormir, massagem, etc.

Depois que o bebê nasce, é recomendado aos pais cantarem os sons que marcaram sua infância ou suas preferidas hoje e não apenas músicas infantis.

Mais do que a música em si, é a voz materna o foco do trabalho de alguns especialistas no assunto. Alguns dizem que durante a gravidez, a voz da mãe é melhor ouvida pelo bebê do que o som dos instrumentos. Desafinada ou não, o bebê gosta muito, e se sente seguro ao ouvir a voz da mãe.

Dentre todos os estímulos sonoros expostos ao bebê durante a gravidez, a voz materna contribui para o desenvolvimento das primeiras formas de interação, para a estimulação neurológica, psíquica e social, além de trazer bem-estar para a gestante.

Portanto, você que é mãe ou ainda pretende ser, fique atenta à importância da música na vida de seu pequeno. Fique atenta à importância do diálogo com a criança, mesmo antes dela nascer.

Nenhum comentário: