Blog do Ronaldo

sexta-feira, maio 25, 2007

O lado sombrio da competição

O FATO PENSADO de hoje trata de um assunto que é destaque na última edição especial da revista Exame. Hoje vamos falar sobre o lado sombrio da competição. Vamos falar sobre algo que é fundamental para conseguirmos nosso lugar ao sol no mercado de trabalho, mas que também tem revelado o que há de pior no lado humano.

Todos querem ganhar. A vontade de vencer, de provar-se o melhor e superar os rivais continua sendo um dos motores que empurram para frente esse velho conhecido, o capitalismo. É claro que nem todos conseguem.

Acontece que a luta para entrar no grupo dos que vencem leva homens e mulheres à excelência, mas, quando passa dos limites, pode tirar o que cada um tem de pior. Na tentativa de conquistar seus sonhos, muita gente rasga as regras em nome da vitória. Essa tendência se manifesta de diversas formas e em qualquer atividade humana. É o que leva esportistas a usar drogas que melhoram seu desempenho. É o que transforma músicos brilhantes em plagiários. É o que faz pessoas ignorarem a importância da amizade e do respeito e ao outro. É que o faz muita gente praticar fraudes na empresa para enriquecer um pouco mais ou para conseguir um dinheiro fora do orçamento mensal...

No mundo coorporativo, embora seja um assunto evitado, até a espionagem industrial tem sido utilizada por algumas empresas. A intenção é sempre a mesma: bisbilhotar as atividades dos concorrentes para conseguir manter-se ou chegar no topo – ou seja, engordar ainda mais os lucros.

Caro amigo da Novo Tempo, essa é a realidade em que estamos. Todos nós ouvimos diariamente diferentes recomendações sobre o que fazer para nos tornarmos competitivos e obtermos o tão almejado sucesso profissional. Livros sobre liderança, gestão de empresas, motivação e sucesso estão disponíveis em todas as livrarias. Revistas especializadas no tema também são encontradas em qualquer banca de nossas cidades. Tudo isso é bastante interessante e nos ajuda a melhorar profissionalmente.

A revista Exame, por exemplo, trata das questões empresariais de forma fantástica; a Você S.A aborda com precisão os temas ligados a profissionalização das pessoas.

Mas como equilibrar a competição coorporativa com a ética? Devemos deixar de competir e agirmos passivamente esperando que as coisas venham a cair do céu? É claro que não. Precisamos nos preparar, investir em nossa carreira, acessar diferentes formas de conhecimento, mas em nenhum momento podemos deixar de entender o que é um comportamento ético.

É fácil ter ética no mundo dos negócios. Basta privilegiar em nossa vida os princípios deixados por Jesus. Nós cristãos também somos convidados pelo Criador a buscarmos a excelência. Mas nosso Senhor nos orienta a sermos vencedores mantendo o amor, o respeito aos outros; alimentando a fé, sendo verdadeiros...

Concluo dizendo o seguinte: nossa vitória terrena não terá nenhum valor se atropelarmos as regras. Nossa vitória não terá nenhum valor se fecharmos os olhos para a essência do cristianismo.

Nenhum comentário: