O FATO PENSADO de hoje traz três dicas sobre como avançar na carreira. O programa é baseado na reportagem de capa da revista Você S.A., edição de agosto. A Você S.A. fez uma coletânea de nove dicas. Vamos apresentá-las para você, caro ouvinte. Mas essas nove dicas serão apresentadas em três programas diferentes.
A reportagem ressalta que o que vai impulsionar sua carreira hoje é uma série de atitudes que qualquer pessoa interessada em ser feliz e bem-sucedida no trabalho deve tomar em qualquer profissão.
Nessa série de programas, entre outras coisas, você vai entender que, para ter uma carreira consistente, é fundamental fazer o que mais gosta, trabalhar muito e aproveitar, da melhor maneira possível, o pequeno tempo que sobra de folga com conforto e prazer entre a família ou amigos.
Vamos à primeira dica: SEJA MULTI.
A postura de interessar-se por outras atividades, além de sua formação original, de envolver-se com tarefas diferentes, que não tenham a ver com sua área e fazer com que todas elas interajam, é chamada de carreira transdisciplinar. Essa é uma característica que, cada vez mais, define a imagem do profissional de nosso tempo. Nos anos 90 veio a era da produtividade. Acabou aquela história de cada um fazer o seu trabalho e começou a história da polivalência. Essa necessidade evoluiu para um novo comportamento corporativo. As diferentes áreas e tarefas começam a se misturar dentro da mesma profissão, cada uma influenciando a outra. Isto quer dizer que, se você não for capaz de expandir sua atuação dentro da mesma empresa, você corre o sério risco de ser substituído.
Segunda dica: FAÇA-SE NOTAR
Normalmente, as próprias ações que acabei de relacionar já fazem com que você ganhe notoriedade internamente. Se esse não é o caso da sua empresa, talvez você tenha de encontrar outros meios. Interagir com pessoas-chave na companhia, oferecer-se para fazer o trabalho que não seria seu e cuidar bem da equipe são boas maneiras de se fazer notar.
Claro, esse processo tem de ser baseado em competências e honestidade para chegar a todos os que trabalham ao seu lado (e acima de você). Tanto quem o apóia como quem compete pela mesma posição que você contribuem para a formação de sua imagem em duas esferas: na profissional e na comportamental e ética. Mostre suas idéias quando puder, mas nunca seja invasivo, ou você corre o risco de virar o chato. Essa é uma pecha que acaba com a ascensão de qualquer um, tanto quanto ser apagado demais.
Terceira dica de hoje: COMUNIQUE-SE BEM
Vivemos a era da comunicação. Mas nem sempre o que parece tão simples se concretiza no mundo dos negócios. A melhor maneira de se comunicar com eficiência é investir no conhecimento. Leia, peça orientações a quem já fez igual, entenda o contexto em que estão as pessoas com quem você vai lidar. Procure aumentar o seu conteúdo; seja uma pessoa que sabe o que o que está falando... Procure os modelos mentais de cada pessoa com quem você vai lidar e a melhor forma de falar com elas.
Por hoje é só. A gente volta no próximo programa com mais dicas pra você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário