Blog do Ronaldo

quarta-feira, agosto 08, 2007

Trabalho voluntário

O FATO PENSADO de hoje discute um tema abordado no site da Johnson e Johnson do Brasil. O programa de hoje fala sobre a importância de ser voluntário...

Você já reparou que muitas coisas aparentemente sem solução, como a desigualdade social e o desmatamento, poderiam mudar de rumo se cada pessoa contribuísse um pouquinho com seu conhecimento e força de vontade?

Pois é, dispor-se a ajudar pode fazer toda diferença. E isso é o que muita gente está fazendo: arregaçando as mangas para tornar o mundo um lugar melhor!

Conquistando novos adeptos a cada dia, o voluntariado é muito mais do que uma doação pessoal a uma causa: trata-se também de uma oportunidade sem igual para você descobrir sua verdadeira vocação - profissional e pessoal.

Afinal, além de contribuir para que a palavra cidadania tenha um verdadeiro sentido, você vai ganhar de quebra um monte de coisas boas: ampliar horizontes, descobrir novas habilidades e conhecer realidades muito diferentes da sua - o que se refletirá diretamente em seu crescimento pessoal. E isso vale mais do que qualquer salário poderia pagar...

Ser voluntário ajuda você a ter outros pontos de vista sobre a vida...

Quando somos adolescentes, costumamos ficar muito restritos a um círculo social.

Uma das vantagens de participar de um trabalho voluntário é justamente conviver com diferentes pessoas, que podem nos ajudar a ver o mundo com outros olhos. Um outro benefício é perceber que a vida não deve se resumir apenas a escolher uma profissão e ganhar dinheiro.

Muitos outros valores, como a solidariedade e a harmonia do trabalho em grupo, devem fazer parte do nosso dia-a-dia. É esse tipo de ideal que vai nos inspirar e fazer perceber o real sentido da vida. Sem contar, é claro, que a vida profissional pode ser diretamente beneficiada com isso.

O trabalho voluntário envolve diferentes frentes. Podemos atuar diretamente no foco da causa, como, por exemplo, trabalhar em comunidades menos favorecidas... Ou ajudar nos "bastidores" da ação: fazer serviços de escritório, ajudar a atualizar sites informativos, contribuir com idéias que possam tornar o trabalho mais eficiente. São inúmeras opções, e todas elas poderão ajudá-lo a descobrir o que você realmente gosta de fazer.

E o trabalho voluntário ainda traz benefícios pra sua saúde e, o melhor de tudo, vai ao encontro de tudo aquilo que o Senhor Jesus nos ensinou.

Nenhum comentário: