Blog do Ronaldo

quarta-feira, agosto 01, 2007

Bom humor

O assunto de hoje do FATO PENSADO é destaque na revista Você S.A, edição de julho. O nosso tema é a importância do bom humor para ter sucesso nos negócios e na empresa onde você trabalha.

Bem, cada vez mais, as pessoas trabalham além do horário normal de expediente da empresa. Expedientes longos, sem fazer as refeições nas horas certas e muitas vezes trocando o lazer por encontros de negócios, tudo isso sob a pressão de prazos para cumprir, metas superestimadas, e ainda chefes de mau humor... Tudo isso faz parte do dia-a-dia de muita gente. E, desse jeito, é difícil começar o dia com um sorriso nos lábios.

Entretanto, o mercado de trabalho não perdoa. Se você não souber manter o bom humor, certamente não será a pessoa requisitada ou mesmo lembrada na hora da promoção. Agora, se você conseguir manter o astral, saiba que vai ganhar pontos para a carreira.

Por isso mesmo, presidentes e executivos da área de Recursos Humanos têm falado bastante da importância do bom humor e considerado essa capacidade de rir, até nos piores momentos, como uma característica importante.

É fácil entender por quê. Pessoas bem-humoradas influenciam positivamente o clima e os resultados aparecem. Quem estuda o comportamento humano reconhece que ultimamente o bom humor também conta pontos nos processos de seleção. Um sorriso sincero na entrevista faz toda a diferença. Marcello Vasconcellos, diretor da consultoria Michael Page, de São Paulo, diz que “há um esforço das empresas para ter pessoas mais alegres”.

Mas há um porém... Ter bom humor não significa passar o dia contando piadas. Pelo contrário, o contador de piadas pode, na verdade, ser um funcionário muito inconveniente.

Voltemos à questão do bom humor... A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma no Brasil, lembra que ninguém nasce fadado a estar sempre de cara feia, a não ser que o mau humor seja proveniente de uma doença, como o distúrbio bipolar ou a distimia, a doença do mau humor. Mas esses casos são poucos e passíveis de tratamento.

A maioria das pessoas com mal humor está assim porque está insatisfeita com a vida e é incapaz de enxergar alternativas de driblar situações ruins.

Nesses casos, a terapia psicológica pode ser uma solução. Mas que ninguém ache que só isso é suficiente. Os médicos apontam algo muito simples... Não há bom humor que resista a cargas horárias estressantes. Isto quer dizer o seguinte: talvez seu mal humor seja resultado de um cansaço excessivo.

Caro amigo, pense nos prejuízos que você pode ter em estar mal humorado e leve em conta a importância de estar descansado e sempre bem disposto.

Nenhum comentário: