Blog do Ronaldo

sexta-feira, agosto 24, 2007

Avance na carreira - parte 2

O FATO PENSADO de hoje dá continuidade a um tema que iniciamos no último programa... Você que nos acompanhou deve ter ouvido três dicas importantes para avançar na carreira. Estas dicas estão relacionadas numa reportagem muito interessante publicada pela revista Você SA.

Apenas para recordar... A primeira dica para ter sucesso na carreira foi: SEJA MULTI. Falamos sobre a importância de cada pessoa se interessar por outras atividades, além de sua formação original. Também falamos sobre a necessidade de SE FAZER NOTAR. A terceira dica do último programa foi COMUNIQUE-SE BEM.

Hoje vamos a mais três dicas.

A primeira delas: ENTENDA DE FINANÇAS

Caro amigo, você pode considerar esse assunto uma chatice, mas, se quer crescer na empresa e se fazer notar, não tem muita escolha. Você vai ter que entender de finanças. Ainda mais em tempos em que corte de custos virou regra.

Esse aprendizado de finanças começa no dia-a-dia. Quem não tem medo de perguntar e gasta algum tempo ao lado do gerente financeiro logo vê que aquele monte de números tem muito sentido. Por isso, não duvide: se você seguir os passos do seu gerente financeiro, logo será notado com mais facilidade.

Mais uma dica: FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS

Essa necessidade de entender o balanço da empresa pode ser suprida quando você aprende a perguntar o que é essencial para desenvolver seu trabalho. Você tem que ser hábil para fazer as perguntas que têm relevância. Ouvir bem o que estão tentando lhe dizer também é importante, além de escolher o interlocutor correto. Você tem de saber com quem falar quando precisa de uma resposta.

A última dica de hoje do Fato Pensado é CUIDE DO SEU TEMPO

Para dar os cinco passos anteriores e os próximos, só dominando a própria agenda. Há ainda um aprendizado essencial para quem ainda não tem um clone, mas gostaria ter: delegar bem tarefas para outras pessoas. Tem gente que vive sobrecarregado, tentando fazer tudo. Quem quer avançar na carreira, quer ter sucesso precisa aprender que outras pessoas são capazes de fazer muitas tarefas que hoje você acumula. Portanto, para cuidar do seu tempo, aprenda também a delegar tarefas.

No próximo programa você acompanha comigo as três últimas dicas relacionadas pela revista Você S.A. para que você possa crescer profissionalmente.

Nenhum comentário: