Blog do Ronaldo

quarta-feira, setembro 12, 2007

Mau humor das crianças

O FATO PENSADO de hoje trata de um assunto delicado... o mau humor dos filhos.

Parece inadmissível, mas a criança também tem momentos de mau humor.

Mas, por quê? Elas têm motivos para isso?

Caro amigo, engana-se quem pensa que para os pequenos o mundo é só alegria e diversão. A irritação, as brigas (aparentemente sem motivo) e os acessos de raiva não são coisa de criança mimada que não conseguiu o que queria. A explicação para esse comportamento está relacionada às mudanças impostas pelo crescimento físico e emocional.

Essas manifestações de raiva decorrentes de frustração são na maioria das vezes reações afetivas normais e passageiras, e não requerem tratamento. Aprender a lidar com essas alterações faz parte do aprendizado.

Não importa a idade: todas as mudanças de fase desestabilizam a criança. São muitas coisas novas. Há modificações no corpo, na pele, nas maneiras de ver o mundo, de interagir com as pessoas, etc.

A rebeldia inicia-se por volta dos três anos, quando a personalidade da criança começa a se definir. Com essa idade, ela dá os primeiros passo em direção à independência: quer conhecer pessoas, brincar na casa do coleguinha da escola. Porém, ainda é muito dependente dos pais e não fica nada satisfeita quando seus desejos não podem ser atendidos.

Outro período de grandes transformações vai dos cinco aos sete anos. Nesta fase, além das alterações físicas e psíquicas, a criança precisa se adaptar às novas regras sociais. Tudo isso torna o humor do pequeno instável.

Mas é a partir dos oito anos que as rabugices tomam conta do cotidiano da criança. Tudo se torna motivo para um ataque de mau humor: a resposta que não foi dada, o desejo que não foi atendido ou a falta de atenção dos pais.

Então, o que fazer?

Bem, é preciso muita paciência para entender que as birras, manhas e choros são uma maneira de a criança demonstrar que está sentindo frustração. Uma solução simples para acabar com o mau humor é trocar aquilo que é "proibido" por uma novidade. Esta é uma ótima oportunidade para ensinar a criança a encontrar alternativas para superar as frustrações.

Eu sei que não é uma tarefa fácil ajudar seu filho a compreender esse novo sentimento, mas é o começo para que ele aprenda a lidar com suas emoções e para que perceba que todo mundo passa por isso.

E tem mais um detalhe: seja paciente, compreensivo... Mas se notar que o mau humor está se tornando indisciplina, falta de respeito, você precisa ser firme. Entender seu filho não significa ser permissivo. Os pais têm o dever de amar seus filhos, mesmo que eles não sejam perfeitos... Mas amor não é permissividade. Quem ama, disciplina; impõe limites. (O tema foi abordado originalmente no site da Johnson & Johnson)

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa! Precisava mesmo ouvir essas coisas,minha filha de 9 anos esta o tempo quase todo emburrada e ao mesmo tempo que me irrito fico preocupada com ela. Valeu.