Blog do Ronaldo

quarta-feira, setembro 26, 2007

Medo de falar em Público - 02

O FATO PENSADO de hoje volta a abordar o tema: medo de falar em público. O medo de falar em público é tema de reportagem da revista Vida Executiva.

No último programa, destacamos que falar em público é uma arte. Também dissemos que todos podem aprender a falar em público e, por fim, ressaltamos que, atualmente, não há nenhuma atividade que não exija uma boa comunicação.

A primeira dica que apresentamos foi: para aprender a falar em público é preciso treinamento.

Hoje, quero destacar que, saber falar em público diferencia as pessoas. Uma pessoa que sabe se comunicar bem gerencia, negocia e vende melhor suas idéias. Isso acontece porque essa pessoa transfere informações com mais clareza. Os especialistas em marketing e diretores de grandes companhias reconhecem que as empresas estão recheadas de exemplos de como a boa expressão pode alavancar carreiras.

Muitas vezes um profissional com uma sólida formação tem uma carreira mediana e seu colega, que possui pouco ensino, mas uma boa comunicação, tem uma carreira cheia de êxito. A diferença está na forma de se comunicar.

Mas é preciso esclarecer: às vezes, saber se expressar é confundido com falar demais. Este é um erro. Pessoas que falam muito acreditam que são comunicativas. Porém, não é bem assim. Comunicar-se de forma eficiente é conseguir o entendimento entre as pessoas. Por isso, falar bem é um ato tão simples quanto complexo ao mesmo tempo. É preciso fundamentalmente ter bom-senso e saber qual é o seu lugar...

Para terminar, reservei pra você alguns segredos de uma boa oratória...

1. Não perca oportunidades de falar em público. Atreva-se!

2. Prepare seu discurso com antecedência.

3. Evite cacoetes de gestos e falas, substitua aquele "ah, eh, hum", por uma respiração.

4. Domine a língua em que irá se apresentar. Ter problemas com o português pode causar um desastre em sua apresentação em público.

5. Sinta-se bem, sinta-se seguro, durma e alimente-se bem.

6. Conheça bem as pessoas que ouvirão a palestra, pois seu discurso deve ser adequado.

7. Sinta e demonstre que tem prazer ao falar em público. Isso impressiona e conquista a atenção e o respeito.

Nenhum comentário: