Blog do Ronaldo

quinta-feira, outubro 04, 2007

Finanças do casal



O FATO PENSADO de hoje aborda um assunto delicado: as finanças da família. Segundo uma reportagem publicada no site da Johnson e Johnson do Brasil, as discussões sobre dinheiro são um dos principais motivos que acarretam o fim de muitos relacionamentos. Portanto, hoje você vai saber como lidar com a questão financeira dentro do casamento, sem estresse.

A vida a dois significa compartilhar não só o mesmo teto, a mesma cama, mas também todas as conquistas e decepções: filhos, promoção no trabalho, enfermidades,
desemprego... Porém, os conflitos começam a aparecer quando o assunto envolve gestão
financeira, seja pela falta de dinheiro, pelos gastos excessivos ou pela maneira como cada um administra a conta bancária.

Aprender a lidar com as cifras e saber estabelecer estratégias para gerenciar o orçamento familiar juntos é o caminho mais fácil para traçar uma relação financeira saudável.

Pode parecer piada, mas em uma relação conjugal é mais difícil falar sobre dinheiro do que sobre sexo. Embora dividam as contas da casa, poucos casais mantêm a mesma conta corrente ou se sentam para fazer um planejamento financeiro juntos.
Se este é seu caso, é bom começar a repensar seus conceitos. Para quem quer tranqüilidade financeira e afetiva, o primeiro passo é conversar abertamente sobre a renda familiar. É importante deixar claro qual o papel de cada um em relação às finanças; é fundamental que cada um saiba como poderá ajudar no orçamento, e ainda como e quando deverá ser investido o dinheiro.

Aqui, é imprescindível ouvir a opinião do outro sobre o tema antes de se tomar a decisão definitiva. Cumplicidade é a palavra-chave para o sucesso financeiro do casal.

As estatísticas sobre divórcios confirmam que muitos casais rompem o relacionamento por causa do dinheiro. Mas, embora seja uma das principais causas do divórcio, o dinheiro não é o responsável direto pela falência da relação. Na verdade, as divergências causadas pela administração financeira vão criando rusgas no relacionamento e minando os sentimentos de amor, carinho e respeito mútuo.
Por isso, compartilhar os acontecimentos da vida financeira é importantíssimo para evitar as desavenças e para que todos sabiam como agir quando acontecer algum imprevisto.

E lembre-se: desacordos sobre a melhor maneira de usar ou investir o dinheiro são normais. O que não pode acontecer são brigas constantes sem entendimentos.

Assim como vocês conseguem escolher a cor do sofá e o que será servido no jantar juntos, vocês também podem se entender com relação ao dinheiro.

Nenhum comentário: