Blog do Ronaldo

quarta-feira, março 28, 2007

Pirataria X Ilegalidade

Os brasileiros não andam muito preocupados com o que compram - e onde compram. Pesquisa inédita do Programa de Administração do Varejo (o Provar) revela que 48% dos consumidores não relacionam produtos “piratas” ao crime organizado. Com objetivo de traçar o perfil do consumidor do “comércio alternativo”, o estudo apresenta a atual situação do mercado em relação ao consumo ético e consciente. Os resultados não são nada animadores. Dos 500 entrevistados, 35,2% admitiram que sempre fazem compras de produtos do comércio alternativo. Quando a pergunta é quem deu uma passadinha nos camelôs recentemente, o número aumenta para 55,4%.

A pesquisa mostra ainda que mais de 20% dos consumidores acham que comprar produtos clandestinos traz algum status. Enquanto eles acreditam realizar uma compra vantajosa, dados do Conselho Nacional de Combate à Pirataria revelam exatamente o contrário. Para cada emprego informal criado (como uma nova barraca de camelôs nas ruas), seis empregos formais são perdidos.

Sabe amigo ouvinte, cerca de dois de empregos são fechados (ou seja, deixam de existir) todos os anos por causa da “pirataria”. A pirataria também prejudica a arrecadação. Cerca de R$ 30 bilhões em impostos são deixados de arrecadar.

Segundo 91,7% dos entrevistados, a principal motivação ao se comprar um produto pirateado é o preço. E a predileção por produtos “mais em conta” cresce de acordo com o grau de escolaridade do consumidor. Ao contrário do que pode se imaginar, o estudo mostra que, quanto mais instruído é o consumidor, menos ele percebe a relação entre pirataria e crime organizado.

Bem, amigo da Novo Tempo, os números da pesquisa podem até ser complexos e difícil de entendimento num simples programete de rádio. Mas existe um detalhe que eu e você precisamos considerar: como cristãos, temos que desenvolver uma consciência santa e reconhecer que o consumo de produtos piratas contraria não apenas as leis dos homens... Contraria também a lei de Deus...

Texto editado a partir de informações disponíveis no site da revista Época Negócios.

quarta-feira, março 21, 2007

Financiamento da casa própria

O Fato Pensado de hoje destaca uma reportagem da revista Veja sobre o sonho da casa própria. Na edição de 14 de março, a Veja publicou informações bastante relevantes sobre assunto.

Hoje, quero compartilhar algumas dessas informações com você.

Segundo a revista, desde 1994, com o Plano Real, os sonhos de consumo do brasileiro ficaram progressivamente mais acessíveis no Brasil. Nunca se vendeu tanto automóvel, celular, televisor... Mas a casa própria permaneceu no terreno dos sonhos.

Entretanto, agora, a compra de um imóvel voltou a fazer parte das possibilidades da vida real do brasileiro.

Desde a década de 1970, não havia tanto dinheiro disponível para o financiamento imobiliário. Agora, na Caixa Econômica, por exemplo, no ano passado, sobrou dinheiro.

O resultado de tanta oferta de dinheiro para o financiamento da casa própria é apresentado pelas estatísticas. Só a classe média brasileira, em 2006, comprou cerca de 113 mil imóveis financiados – um número cerca de 90% maior ao registrado em 2005.

Caro ouvinte, além de ter mais dinheiro na praça para a compra da casa própria, os bancos estão facilitando a vida do brasileiro. Está muito mais fácil conseguir um empréstimo e os juros caíram bastante.

Também é possível financiar em 20 anos e com muito mais segurança.

Mas, obviamente, pegar dinheiro emprestado para a compra da casa própria ainda é algo que carece de alguns cuidados.

Por exemplo, é preciso saber que a diferença do preço final do imóvel financiado em 20 anos é muito maior do que seria se você tivesse condições de pagar em 10 anos.

Outro detalhe, apesar da redução das taxas, os juros pagos nos financiamentos ainda são mais altos que o rendimento de qualquer aplicação financeira.

Então, por que pode valer a pena fazer um empréstimo?

Bem, pode valer a pena financiar um imóvel porque quase sempre é mais vantajoso comprar a casa própria agora do que passar anos economizando para realizar seu sonho e ainda pagando aluguel. Ou seja, o fato de você deixar de pagar o aluguel pode representar uma economia e tanto. Essa economia acaba compensando parte dos juros pagos no financiamento.

E tem mais uma coisa, em determinadas cidades o imóvel sofre constante valorização. Isso quer dizer que a casa ou apartamento dos sonhos que hoje custa, por exemplo, R$ 100 mil, pode ter uma valorização muito acima da inflação compensando, inclusive, o valor final que você terá pago no financiamento.

Hoje é isso.

quarta-feira, março 14, 2007

Rinite

A revista Viva Saúde de março traz uma reportagem interessante sobre rinite. Como enfrento esse problema e conheço um monte de gente que também tem que lidar com a tal da rinite, quero compartilhar com você algumas informações publicadas pela revista.

Bem, segundo a reportagem da Viva Saúde, quando respiramos, o nariz é o primeiro canal do sistema respiratório pelo qual o ar entra para chegar até os pulmões. Esta pequena "máquina de respirar" é também responsável pelo processo de "limpeza" do oxigênio que aspiramos, garantindo que o corpo absorva um ar muito mais "puro".

Entretanto, nesse período quente do ano, temos um alto nível de poluentes na atmosfera, como por exemplo, o ozônio. Por isso, a tarefa do nariz de "filtrar" as impurezas torna-se mais difícil.

É por esse motivo que ocorre a obstrução nasal (o chamado nariz entupido). A obstrução nasal é a forma que o organismo encontra para se defender e impedir a entrada de bactérias. Paralelamente, os espirros e a coriza, por sua vez, se encarregam de "expulsar" estas substâncias tóxicas.

É este mecanismo de defesa natural que acaba desencadeando a rinite, uma doença respiratória, que causa inflamação na mucosa do nariz e atinge crianças e adultos.

A coisa é tão complexa que a rinite atinge praticamente metade da população.

Bem, mas como tratar desse problema?

Ainda segundo a reportagem da revista Viva Saúde, como primeira opção para tratar das rinites são sugeridas medidas simples, como evitar o contato com as substâncias que provocam os seus incômodos sintomas – ou seja, é preciso prevenir-se, ter o chamado controle do ambiente.

Se não funcionar, aí então é indicado o uso de medicamentos, que vão desde antialérgicos, descongestionantes, analgésicos até antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos. Vale lembrar que, seja qual for o tratamento escolhido, o tratamento é individual e deverá ser sempre aconselhado e acompanhado por um médico especialista (geralmente um otorrinolaringologista ou alergista).

A vacina anti-alérgica é uma terceira opção, porém, como o próprio nome diz, é somente eficaz para a versão alérgica da rinite. Sua aplicação é feita quando todas as opções de cuidados (prevenção e medicação) falharem. Ela consiste em um tratamento de longa duração, e, quando feita de forma correta, os sintomas diminuem.

Mas volto a dizer, os hábitos de higiene ambiental (como a limpeza da poeira doméstica) devem continuar, pois reduzem as crises deste tipo de rinite.

Com um tratamento correto, é possível para uma pessoa viver livre dos sintomas da rinite e em alguns casos até ser curada, principalmente em relação à rinite medicamentosa.

Com base em informações da revista Viva Saúde, edição de março/2007

quarta-feira, março 07, 2007

Atividade física

Com o advento da tecnologia, estamos cada vez mais sedentários. As facilidades do dia-a-dia nos tornaram menos ativos. Sejamos francos: quem se levanta para trocar de canal, usa a escada ao invés do elevador ou deixa o carro na garagem? Pesquisas mostram que grande parte da falta de saúde se deve à inatividade física. Por isso, a prática regular de atividade física é essencial em qualquer idade.

Quem mantém o hábito de se exercitar pelo menos três vezes por semana leva uma vida mais tranqüila e saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o exercício físico:

- Melhora a capacidade cardiovascular;
- Melhora a resistência física;
- Melhora a flexibilidade;
- Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial;
- Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem;
- Aumenta o bem-estar físico e mental;
- Auxilia no controle e perda de peso;
- Melhora o sono;
- Regula os níveis de glicose;
- Previne a osteoporose.

Enfim, exercitar-se é fundamental para a manutenção da qualidade de vida, já que, além de contribuir para o aumento do bem-estar, ajuda a prevenir doenças do coração, diabetes e hipertensão.

Bem, amigo, há várias alternativas pra você que deseja começar a se exercitar. Uma observação, porém, é muito importante. Se faz tempo que você não pratica exercício físico, antes de começar a mexer-se, faça uma avaliação médica. (fonte:
http://www.jnjbrasil.com.br/)