Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 25, 2007

Férias duas vezes no ano...

O FATO PENSADO de hoje aborda um assunto que é destaque na edição do mês de abril da revista Você S.A.

Vamos falar sobre férias... A dica é bastante simples... que tal, em vez de 30 dias corridos, parar duas vezes no ano por períodos de 15 dias?

A reportagem da Você S.A. mostra que há vantagens para o corpo e também para a carreira.

A primeira que você deve saber é que quem acha que para ser um bom funcionário deve obedecer à premissa de nunca tirar férias, está muito enganado. Profissional responsável tira seu merecido período de descanso todo ano.

Uma pesquisa recente da revista EXAME revelou que 65% dos executivos brasileiros tiram férias todo ano. Mas aqui há um detalhe importante. Em vez de usar os 30 dias permitidos por lei de uma tacada só, a maioria divide as férias em dois períodos de 15 dias.

A questão é: dá para descansar a cabeça e o corpo tirando apenas uma quinzena de folga por semestre? Os especialistas dizem que não só dá como faz bem para a saúde e para a carreira.

Segundo o fisiologista Paulo Zogaib, "três ou quatro dias é o tempo que o organismo precisa para desacelerar a produção dos hormônios que agem preparando-o para reagir às agressões emocionais e físicas que o estresse provoca. Daí aquela sensação, nos primeiros dias, de que ainda não deu para descansar. Mas essa sensação tende a ir embora à medida que o indivíduo pára de pensar no trabalho." Esse é o segredo de tirar 15 dias bem tirados de férias.

O também fisiologista Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), explica que o problema não é o tempo de ausência física do escritório, mas o de ausência psicológica. Ele diz que "do ponto de vista fisiológico, 15 dias são suficientes para se manter desligado da empresa". Mas o fisiologista alerta: "O que não pode acontecer é esquecer que corpo e cabeça são uma coisa só e que não adianta se ausentar do escritório e manter as preocupações de sempre."

Se você quiser experimentar dividir suas férias em duas partes iguais, saiba ainda que 15 dias são ideais para evitar o estresse pré e a depressão pós-férias.

Além dos ganhos psicológicos que as férias curtas proporcionam, os profissionais e especialistas acreditam que a ausência menor no trabalho pode significar comprometimento, causando uma boa impressão para o chefe e para a equipe.

Resumindo... se você dividir as férias em dois períodos de 15 dias, você:

* Terá menos pendências para resolver quando voltar ao trabalho.
* Investirá na imagem pessoal dentro da empresa e fará uma média com o chefe ao mostrar comprometimento.
* Evitará a depressão pós-férias, aquele desânimo típico após as folgas prolongadas, resultado da quebra brusca de rotina.
* Terá sempre um período por semestre para descansar.

quarta-feira, abril 18, 2007

Atitudes que fazem a diferença

Hoje quero compartilhar com você um artigo escrito por Ruy Leal, superintendente do Instituto Via Acesso, para o portal da revista Vencer.

Ao falar sobre o mercado de trabalho, Ruy Leal aborda a importância de nossas atitudes.

Vejamos o que ele diz...

O mercado de trabalho, pragmaticamente, tem considerado a maneira como os profissionais reagem a determinadas situações, em especial àquelas situações que exercem pressão e exigem decisão e determinação.

Os cristãos costumam dizer que essa etapa da nossa trajetória de existência nos foi colocada pelo Todo Poderoso a fim de testar e identificar a nossa capacidade de crescer espiritualmente. Independentemente da discussão religiosa, o fato é que a nossa vida é feita de motivos e motivações.

Certamente temos uma missão a cumprir nesta vida aqui, mas pouquíssimos são conscientes disso. Quanto às motivações, todos têm a condição de identificar aquelas que nos faz ir para frente. Muitos ajustam bem a motivação com resultado e muitos outros não conseguem acertar nem o primeiro passo.

Em diversos casos, devemos ter a clareza de que nada vem fácil e de que tudo deve ser encarado como o resultado de muito esforço. Nesta trajetória, certamente haverá diversas quedas ao longo do caminho e que a diferença entre um vencedor e um perdedor está exatamente na capacidade de levantar, tirar a poeira e dar a volta por cima.

Abraham Lincoln é um nome que serve muito bem à ilustração deste tema. Como a história nos mostra, Lincoln foi presidente dos Estados Unidos em 1860.

Embora a biografia do ex-presidente americano seja muito conhecida, vale a pena recordar que Lincoln trabalhou como balseiro, carteiro, almoxarife, fiscal e lenhador antes de se tornar advogado. Lincoln é um caso clássico de alguém que teve a coragem de fazer as coisas acontecerem. Ele, como os incontáveis casos de sucesso pessoal e profissional, também falhou, mas não tinha medo de fracassar e mantinha o olhar fixo em seu sonho. Mantinha o foco.

Lincoln falhou 11 vezes em importantes empreendimentos profissionais e pessoais que realizou desde 1831, para, finalmente, em 1860 conseguir ser eleito o décimo sexto e, provavelmente, o mais respeitado presidente da história americana. Para chegar aonde chegou, Lincoln caiu bastante, mas teve forças e determinação para continuar.

Caro amigo, fique certo de uma coisa, ninguém se sentirá obrigado a pagar suas contas ou assumir seus compromissos. O que é responsabilidade sua, assuma, o que é do outro ficará por conta dele. Uma diferença fundamental entre os que empacam e os que seguem em frente é a postura em relação às dificuldades da vida. Para os primeiros, as dificuldades se apresentam como insuportáveis, enquanto para estes últimos se apresentam como naturais.

Não há como avançar quando se espera que os outros compreendam a sua situação. Para quem viu Pelé jogar deve lembrar-se de algumas passagens em sua vida futebolística. Desde os 17 anos, Pelé já se destacava mundialmente e por isso mesmo, cada vez mais, enfrentou uma marcação implacável dos zagueiros. Muitos eram violentos, mas não me lembro de ouvi-lo reclamar disso, nem mesmo quando jogava mal. Ele sabia que era a realidade de seu caminho e nunca assumiu uma posição de “coitadinho de mim”. Sempre avançou para melhor, apesar das dificuldades, que não foram poucas. Talvez por isso tenha sido e continue a ser, insuperável!

quarta-feira, abril 11, 2007

Idéias que colam

Na edição dos 40 anos da revista Exame, encontrei um texto bastante interessante falando sobre o livro “Idéias que colam”.

Seis dicas básicas que aparecem no livro são destacadas pela Exame.

Hoje, gostaria de compartilhar essas orientações com você.

Afinal, seja no trabalho ou na igreja, sempre temos idéias que podem contribuir com o desenvolvimento da nossa empresa ou da nossa comunidade religiosa. Muitas de nossas idéias simplesmente não colam, porque não temos a habilidade necessária para convencermos as pessoas que estão próximas de nós.

Então, vamos às dicas.

Os autores de Idéias que colam sustentam que para uma idéia realmente pegar é preciso que atenda a seis princípios.

Primeiro, a idéia tem que ser simples e acessível, para que todos possam entendê-la com facilidade.

Segundo, tem que ser inesperada – para provocar interesse.

Outra dica, a idéia tem que ser concreta, para ser percebida sem ambigüidades ou abstrações.

Quarto, tem que ser crível (ou seja, capaz de gerar credibilidade, confiança), de modo a evitar o ceticismo das pessoas e ganhar crédito.

Quinto, tem que ser emocional, para sensibilizar e deixar uma lembrança forte.

E, finalmente, precisa ser uma boa história, que envolva pelo menos um dos três tipos de enredo que conseguem fisgar praticamente qualquer platéia. Ou seja, tem que se apresentar como espécie de desafio (uma luta contra uma situação desvantajosa, tipo Davi e Golias); ou tem que apresentar fortes conexões ou ainda tem que apresentar criatividade aguçada.

Mas, sabe amigo da Novo Tempo, uma das coisas mais importantes que a reportagem resgata é a mensagem de que todos nós podemos ter boas idéias. Idéias de sucesso não são privilégio de apenas um punhado de pessoas. Grandes idéias estão alcance de qualquer pessoa que siga essas dicas que acabei de apresentar.

Mas há um último aspecto a considerar: nenhuma idéia vai se transformar num grande sucesso se você não for suficiente ousado para contaminar positivamente as pessoas que estão próximas de você.

Se sua idéia ficar guardada em sua mente, certamente ela não vai causar a transformação que você sonhou quando a concebeu.

Siga as dicas que apresentamos no FATO PENSADO de hoje e ajude sua empresa, sua igreja, sua escola a crescer. As melhores idéias são sempre aquelas que foram compartilhadas...

Por ora é isso.

quarta-feira, abril 04, 2007

Controle a hipertensão

O assunto de hoje do FATO PENSADO é a hipertensão. Vou falar com você sobre algumas formas de baixar a pressão, sem o uso de medicamentos.

As dicas de nosso programa de hoje estão na revista Viva Saúde.

Bem, segundo a reportagem da Viva Saúde, a melhor forma de controlar a pressão arterial é estar feliz. Quem encara as dificuldades diárias de maneira positiva reduz o estresse e ajuda a afastar a hipertensão.

A hipertensão é uma doença que geralmente está associada à herança genética, a má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, fumo e também ao peso extra. Ou seja, quem está acima do peso quase sempre sofre com a chamada pressão alta.

Portanto, se você quer evitar a hipertensão é fundamental estar feliz e eliminar de sua vida qualquer uma dessas situações que eu já apresentei. Afinal, com exceção da herança genética, tudo mais é possível corrigir – inclusive, o problema da obesidade.

Além disso, se você é hipertenso, algumas dicas podem ajudar:

Primeiro, aprenda a lidar com questões emocionais, como a ansiedade e o estresse.

Segundo, reflita sobre seu modo de vida e procure avaliar seus hábitos de alimentação, horas de trabalho, tempo de sono, lazer e principalmente, encontre atividades que lhe ofereçam prazer, dentro do trabalho e com a família.

Terceiro, aprenda a respirar fundo sempre que se sentir pressionado ou tenso. Quando estiver a ponto de explodir, pare por alguns instantes e respire.

Quarto, na hora do aperto, quando a pressão subir mesmo, sente-se calmamente e faça massagens nos pés. Por incrível que isso pareça, ajuda esse tipo de massagem ajuda a diminuir a pressão do coração.

Quinto, faça a opção por atividades que lhe dêem alegria e prazer.

Sexto, diga adeus à preguiça e ao mau humor.

Sétimo, se alguém estiver pressionando você, seja claro! Diga para essa pessoa que também se acalme. Esta atitude também vai ajudar a outra pessoa a não se tornar hipertensa.

Oitavo, seja menos exigente consigo mesmo e não tente mudar o comportamento só para agradar os outros.

Nono, questione suas prioridades na vida e faça escolhas que protejam sua saúde física e mental.

Décimo, tenha hábitos de vida saudáveis. Faça exercícios físicos regulares, controle o peso, evite o fumo e a bebida.

É isto, amigo. Com estas dicas, você pode evitar a hipertensão, ter mais qualidade de vida e viver muito mais. (Estas informações estão na revista Viva Saúde)