Blog do Ronaldo

sexta-feira, agosto 24, 2007

Avance na carreira - parte 2

O FATO PENSADO de hoje dá continuidade a um tema que iniciamos no último programa... Você que nos acompanhou deve ter ouvido três dicas importantes para avançar na carreira. Estas dicas estão relacionadas numa reportagem muito interessante publicada pela revista Você SA.

Apenas para recordar... A primeira dica para ter sucesso na carreira foi: SEJA MULTI. Falamos sobre a importância de cada pessoa se interessar por outras atividades, além de sua formação original. Também falamos sobre a necessidade de SE FAZER NOTAR. A terceira dica do último programa foi COMUNIQUE-SE BEM.

Hoje vamos a mais três dicas.

A primeira delas: ENTENDA DE FINANÇAS

Caro amigo, você pode considerar esse assunto uma chatice, mas, se quer crescer na empresa e se fazer notar, não tem muita escolha. Você vai ter que entender de finanças. Ainda mais em tempos em que corte de custos virou regra.

Esse aprendizado de finanças começa no dia-a-dia. Quem não tem medo de perguntar e gasta algum tempo ao lado do gerente financeiro logo vê que aquele monte de números tem muito sentido. Por isso, não duvide: se você seguir os passos do seu gerente financeiro, logo será notado com mais facilidade.

Mais uma dica: FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS

Essa necessidade de entender o balanço da empresa pode ser suprida quando você aprende a perguntar o que é essencial para desenvolver seu trabalho. Você tem que ser hábil para fazer as perguntas que têm relevância. Ouvir bem o que estão tentando lhe dizer também é importante, além de escolher o interlocutor correto. Você tem de saber com quem falar quando precisa de uma resposta.

A última dica de hoje do Fato Pensado é CUIDE DO SEU TEMPO

Para dar os cinco passos anteriores e os próximos, só dominando a própria agenda. Há ainda um aprendizado essencial para quem ainda não tem um clone, mas gostaria ter: delegar bem tarefas para outras pessoas. Tem gente que vive sobrecarregado, tentando fazer tudo. Quem quer avançar na carreira, quer ter sucesso precisa aprender que outras pessoas são capazes de fazer muitas tarefas que hoje você acumula. Portanto, para cuidar do seu tempo, aprenda também a delegar tarefas.

No próximo programa você acompanha comigo as três últimas dicas relacionadas pela revista Você S.A. para que você possa crescer profissionalmente.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Avance na carreira - parte 1

O FATO PENSADO de hoje traz três dicas sobre como avançar na carreira. O programa é baseado na reportagem de capa da revista Você S.A., edição de agosto. A Você S.A. fez uma coletânea de nove dicas. Vamos apresentá-las para você, caro ouvinte. Mas essas nove dicas serão apresentadas em três programas diferentes.

A reportagem ressalta que o que vai impulsionar sua carreira hoje é uma série de atitudes que qualquer pessoa interessada em ser feliz e bem-sucedida no trabalho deve tomar em qualquer profissão.

Nessa série de programas, entre outras coisas, você vai entender que, para ter uma carreira consistente, é fundamental fazer o que mais gosta, trabalhar muito e aproveitar, da melhor maneira possível, o pequeno tempo que sobra de folga com conforto e prazer entre a família ou amigos.

Vamos à primeira dica: SEJA MULTI.

A postura de interessar-se por outras atividades, além de sua formação original, de envolver-se com tarefas diferentes, que não tenham a ver com sua área e fazer com que todas elas interajam, é chamada de carreira transdisciplinar. Essa é uma característica que, cada vez mais, define a imagem do profissional de nosso tempo. Nos anos 90 veio a era da produtividade. Acabou aquela história de cada um fazer o seu trabalho e começou a história da polivalência. Essa necessidade evoluiu para um novo comportamento corporativo. As diferentes áreas e tarefas começam a se misturar dentro da mesma profissão, cada uma influenciando a outra. Isto quer dizer que, se você não for capaz de expandir sua atuação dentro da mesma empresa, você corre o sério risco de ser substituído.

Segunda dica: FAÇA-SE NOTAR

Normalmente, as próprias ações que acabei de relacionar já fazem com que você ganhe notoriedade internamente. Se esse não é o caso da sua empresa, talvez você tenha de encontrar outros meios. Interagir com pessoas-chave na companhia, oferecer-se para fazer o trabalho que não seria seu e cuidar bem da equipe são boas maneiras de se fazer notar.

Claro, esse processo tem de ser baseado em competências e honestidade para chegar a todos os que trabalham ao seu lado (e acima de você). Tanto quem o apóia como quem compete pela mesma posição que você contribuem para a formação de sua imagem em duas esferas: na profissional e na comportamental e ética. Mostre suas idéias quando puder, mas nunca seja invasivo, ou você corre o risco de virar o chato. Essa é uma pecha que acaba com a ascensão de qualquer um, tanto quanto ser apagado demais.

Terceira dica de hoje: COMUNIQUE-SE BEM

Vivemos a era da comunicação. Mas nem sempre o que parece tão simples se concretiza no mundo dos negócios. A melhor maneira de se comunicar com eficiência é investir no conhecimento. Leia, peça orientações a quem já fez igual, entenda o contexto em que estão as pessoas com quem você vai lidar. Procure aumentar o seu conteúdo; seja uma pessoa que sabe o que o que está falando... Procure os modelos mentais de cada pessoa com quem você vai lidar e a melhor forma de falar com elas.

Por hoje é só. A gente volta no próximo programa com mais dicas pra você.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Trabalho voluntário

O FATO PENSADO de hoje discute um tema abordado no site da Johnson e Johnson do Brasil. O programa de hoje fala sobre a importância de ser voluntário...

Você já reparou que muitas coisas aparentemente sem solução, como a desigualdade social e o desmatamento, poderiam mudar de rumo se cada pessoa contribuísse um pouquinho com seu conhecimento e força de vontade?

Pois é, dispor-se a ajudar pode fazer toda diferença. E isso é o que muita gente está fazendo: arregaçando as mangas para tornar o mundo um lugar melhor!

Conquistando novos adeptos a cada dia, o voluntariado é muito mais do que uma doação pessoal a uma causa: trata-se também de uma oportunidade sem igual para você descobrir sua verdadeira vocação - profissional e pessoal.

Afinal, além de contribuir para que a palavra cidadania tenha um verdadeiro sentido, você vai ganhar de quebra um monte de coisas boas: ampliar horizontes, descobrir novas habilidades e conhecer realidades muito diferentes da sua - o que se refletirá diretamente em seu crescimento pessoal. E isso vale mais do que qualquer salário poderia pagar...

Ser voluntário ajuda você a ter outros pontos de vista sobre a vida...

Quando somos adolescentes, costumamos ficar muito restritos a um círculo social.

Uma das vantagens de participar de um trabalho voluntário é justamente conviver com diferentes pessoas, que podem nos ajudar a ver o mundo com outros olhos. Um outro benefício é perceber que a vida não deve se resumir apenas a escolher uma profissão e ganhar dinheiro.

Muitos outros valores, como a solidariedade e a harmonia do trabalho em grupo, devem fazer parte do nosso dia-a-dia. É esse tipo de ideal que vai nos inspirar e fazer perceber o real sentido da vida. Sem contar, é claro, que a vida profissional pode ser diretamente beneficiada com isso.

O trabalho voluntário envolve diferentes frentes. Podemos atuar diretamente no foco da causa, como, por exemplo, trabalhar em comunidades menos favorecidas... Ou ajudar nos "bastidores" da ação: fazer serviços de escritório, ajudar a atualizar sites informativos, contribuir com idéias que possam tornar o trabalho mais eficiente. São inúmeras opções, e todas elas poderão ajudá-lo a descobrir o que você realmente gosta de fazer.

E o trabalho voluntário ainda traz benefícios pra sua saúde e, o melhor de tudo, vai ao encontro de tudo aquilo que o Senhor Jesus nos ensinou.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Bom humor

O assunto de hoje do FATO PENSADO é destaque na revista Você S.A, edição de julho. O nosso tema é a importância do bom humor para ter sucesso nos negócios e na empresa onde você trabalha.

Bem, cada vez mais, as pessoas trabalham além do horário normal de expediente da empresa. Expedientes longos, sem fazer as refeições nas horas certas e muitas vezes trocando o lazer por encontros de negócios, tudo isso sob a pressão de prazos para cumprir, metas superestimadas, e ainda chefes de mau humor... Tudo isso faz parte do dia-a-dia de muita gente. E, desse jeito, é difícil começar o dia com um sorriso nos lábios.

Entretanto, o mercado de trabalho não perdoa. Se você não souber manter o bom humor, certamente não será a pessoa requisitada ou mesmo lembrada na hora da promoção. Agora, se você conseguir manter o astral, saiba que vai ganhar pontos para a carreira.

Por isso mesmo, presidentes e executivos da área de Recursos Humanos têm falado bastante da importância do bom humor e considerado essa capacidade de rir, até nos piores momentos, como uma característica importante.

É fácil entender por quê. Pessoas bem-humoradas influenciam positivamente o clima e os resultados aparecem. Quem estuda o comportamento humano reconhece que ultimamente o bom humor também conta pontos nos processos de seleção. Um sorriso sincero na entrevista faz toda a diferença. Marcello Vasconcellos, diretor da consultoria Michael Page, de São Paulo, diz que “há um esforço das empresas para ter pessoas mais alegres”.

Mas há um porém... Ter bom humor não significa passar o dia contando piadas. Pelo contrário, o contador de piadas pode, na verdade, ser um funcionário muito inconveniente.

Voltemos à questão do bom humor... A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma no Brasil, lembra que ninguém nasce fadado a estar sempre de cara feia, a não ser que o mau humor seja proveniente de uma doença, como o distúrbio bipolar ou a distimia, a doença do mau humor. Mas esses casos são poucos e passíveis de tratamento.

A maioria das pessoas com mal humor está assim porque está insatisfeita com a vida e é incapaz de enxergar alternativas de driblar situações ruins.

Nesses casos, a terapia psicológica pode ser uma solução. Mas que ninguém ache que só isso é suficiente. Os médicos apontam algo muito simples... Não há bom humor que resista a cargas horárias estressantes. Isto quer dizer o seguinte: talvez seu mal humor seja resultado de um cansaço excessivo.

Caro amigo, pense nos prejuízos que você pode ter em estar mal humorado e leve em conta a importância de estar descansado e sempre bem disposto.