Blog do Ronaldo

quinta-feira, novembro 20, 2008

Incentivo à leitura...

Quero falar sobre leitura... E tenho aqui uma historinha que pode incentivar você a ler um pouco mais.

Uma garota de Catanduva, interior de São Paulo, já leu 230 livros este ano. Não sei se é recorde, mas o número impressiona. Afinal, ela é só uma menina de 12 anos, aluna da 6a série. Lembro que, na mesma idade, também participei de um desafio de leitura. Na época, li 72 livros num único ano. Recordo que era preciso se dedicar bastante para ler tanto… Contudo, Tainá Alves dos Santos foi muito mais longe.

A estudante participa de um programa de incentivo à leitura da escola. Todos os livros lidos são registrados. Para garantir o registro, é preciso fazer uma resenha. Ou seja, não há muita brecha para “inventar” leituras.

Fico imaginando como deve ser o papo com uma criança que já leu tanto. Terá ela o mesmo comportamento de colegas que passam horas diante da televisão, computador, internet ou de jogos eletrônicos? Creio que não.

E como devem ser as redações escritas por Tainá? Seus argumentos são diferentes, inovadores? E a qualidade do texto?

Gostaria muito de conhecer…

Sou pai. Meus filhos gostam de livros, mas estão longe de ter paixão pela leitura. A tevê, o computador e os jogos exercem maior fascínio sobre eles. Por isso, sei do quanto é difícil incentivar a leitura. Ver uma garota de 12 anos lendo tanto é o sonho de qualquer educador. Se crianças nessa idade lessem, ao menos, 20 ou 30 livros/ano, já seria uma conquista e tanto. Imagina só 230?

Felizmente, Tainá não é o único exemplo de paixão por leitura que temos. Uma outra garota, esta de apenas seis anos, moradora de Aracaju, já contabiliza 67 livros. A pequena Alice Vitória Rocha Silva é estimulada pelos pais. São eles que controlam a quantidade de obras já lidas pela filha.

Fantástico, não?

Ler é conhecer um universo diferente daquele que a gente vive. A leitura é fonte de prazer e conhecimento. Infelizmente, muita gente gasta mais tempo com banalidades que com a busca do conhecimento... Se você não tem o hábito de ler, procure começar... Sempre há tempo.

Nenhum comentário: