Blog do Ronaldo

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Não assisto Batman...

Numa tarde dessas passei em frente a uma locadora de vídeos e vi um cartaz grande... Era do filme “Cavaleiro das trevas”. Para quem não sabe, esse é o título do último filme lançado com o herói Batman.

Batman é um dos heróis que nasceram nas histórias em quadrinhos e ganharam as telas dos cinemas. Ele faz parte de um grupo seleto de heróis que mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo, gente que consome suas histórias e sabe tudo sobre suas aventuras.

Mas eu não gosto do Batman. E tenho bons motivos para não gostar. Talvez possa ser taxado de ignorante, exagerado ou sei lá mais o quê... Mas continuo rejeitando esse herói.

Note, por exemplo, o nome desse último filme... Detalhe, ele já passou nos cinemas e agora está disponível nas locadoras. Ou seja, não é novidade pra muita gente. Voltemos ao nome, “Cavaleiro das trevas”.

O que a palavra “trevas” te faz lembrar? Noite, escuridão, trevas, enfim, nos sugerem várias coisas. Entre elas, mistério, incerteza, medo. Mas, no contexto bíblico, só existe um personagem ligado às trevas. E este personagem não está do lado do bem. Portanto, para mim, o “Cavaleiro das trevas” pode ser qualquer coisa, menos um herói. Menos um ser que inspire confiança e que me motive a gastar tempo assistindo suas aventuras.

Além do título do filme, o próprio personagem Batman causa em mim um certo desconforto. Ele é conhecido como o homem morcego. Pense um pouco, morcego é um bicho que você criaria em casa? Morcego é um animal que você gostaria de ter por perto? Creio que não. Batman também usa máscara, roupas pretas e no topo de sua cabeça há uma espécie de chifres. Você gosta de chifres? Eu não.

E a própria história do Batman é estranha... Ele é alguém que perdeu a família ainda criança e depois, sabe-se lá de que forma, tornou-se um homem rico e poderoso. Agora, na fase adulta, torna-se uma espécie de vingador. Mas um vingador que luta contra bandidos e vilões.

Sabe amigo, as poucas características que apresentei a você são bastante evidentes, conhecidas. É só interpretá-las, fazer a leitura e refletir sobre elas. Tenho outros motivos para não assistir Batman e nem recomendá-lo. Mas acredito que, se pensar um pouquinho, essas características já suficientes para não recomendar esse tipo de filme em sua casa.

Nosso lar é extensão da Casa de Deus. Ele deve ser um pedacinho. Não devemos permitir que esse ambiente se contamine. É nosso papel, como cristãos, reconhecer que coisas aparentemente inofensivas podem ser fogo estranho. Portanto, procure colocar diante de seus olhos apenas coisas que abençoem sua vida. Reflita sobre isto!

Nenhum comentário: