Blog do Ronaldo

quinta-feira, março 26, 2009

O poder das emoções...

O FATO PENSADO de hoje destaca o assunto de capa da revista Isto É. A edição do dia 25 de março trata do poder das emoções.

Embora aparentemente simples, expressar as emoções não é algo com a qual todos estão familiarizados.

Há um preconceito enraizado contra a livre expressão das emoções na cultura ocidental. Quem demonstra angústia, raiva, alegria excessiva ou medo, tanto no trabalho como na vida pessoal, é considerado passional, irracional, frágil e despreparado para enfrentar a realidade da vida. É considerado aquele que não aprendeu a domar os seus sentimentos.

Mas, diferente do que muita gente acredita, expressar as emoções faz um bem enorme.

Pesquisas recentes comprovam a importância do reconhecimento e da expressão das emoções - até as negativas. Levantamento da Harvard Medical School, dos Estados Unidos, concluiu que quem reprime frustrações tem três vezes mais chances de se tornar vulnerável no ambiente de trabalho.

As pessoas consideram a raiva como uma emoção terrivelmente perigosa e encorajam a prática do pensamento positivo. Mas a raiva pode ajudar as pessoas a se tornarem mais assertivas e com uma facilidade maior para se posicionarem. Os profissionais que falam o que pensam conquistam o respeito dos seus pares e têm mais chances de receber uma promoção.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Columbia Business School, pela California University e pela Duke University defende que as emoções podem ser mais confiáveis do que a razão em momentos de decisão. Publicada no mês passado, a pesquisa sustenta que os sentimentos são um conjunto de programas que nos ajudam a resolver problemas recorrentes, como por quem vamos nos apaixonar ou se devemos escapar de um predador. Os pesquisadores chegam a dizer que o coração é mais confiável do que a razão pura na garantia da felicidade a longo prazo.

Quem faz somente apologia à racionalidade ignora o poder dos sentimentos. São os sentimentos que levam o indivíduo à ação, permitem sonhar, possibilitam o afeto, a generosidade e conduzem o mundo às grandes mudanças ideológicas.

Há outras pesquisas que indicam que pessoas que retêm suas emoções geralmente são mais suscetíveis a desenvolver problemas de saúde. Quem não expressa suas emoções morre mais cedo.

Por tudo isso, sugiro a você que seja mais atento as suas emoções. Tratar tudo racionalmente, evitar transparecer suas emoções, está provado, não é garantia de viver melhor. Precisamos da razão para evitar erros que o coração não pode medir. Mas o homem e a mulher que escondem suas emoções perdem a oportunidade de viver.

Um comentário:

O poder das EMOÇÕES.com.br disse...

oi Ronaldo,
permita-me a sugestão:
visite o site
www.opoderdasemocoes.com.br
acredito q vc vai gostar