Blog do Ronaldo

quinta-feira, março 19, 2009

A prisão de Dado Dolabella...

No FATO PENSADO de hoje quero destacar a prisão de um jovem ator. Quero refletir com você sobre o assunto e tentar extrair algumas lições para nossa vida. Quero falar de Dado Dolabella.

Dado Dolabella está preso. Não é novidade. O assunto está em quase todos os sites e blogs noticiosos e de fofocas. Contudo, o que me impressiona é a incapacidade do ator de refletir sobre seus atos.

Ele é jovem, talentoso, com potencial para ser bem-sucedido, mas não consegue ter juízo.

A vida de Dado é envolver-se em confusão. Os rolos com a também atriz Luana Piovani não foram os únicos. E não parou ali. Ele estava proibido de ficar a uma distância inferior a 250 metros de Luana Piovani. Apesar da determinação judicial, o ator insistiu em frequentar os mesmos lugares onde estava a ex-namorada.

Coincidência? Talvez, uma outra vez. Mas até mesmo o poder judiciário esse rapaz teve a capacidade de ironizar. Para quê? Não sei. É difícil entender a cabeça das pessoas.

Tenho dito que somos seres complexos, difíceis de lidar. No entanto, nossa capacidade cognitiva, intelectual nos permite ser racionais. Compreender nossos limites, saber calcular os riscos que se corre é algo que nossa mente tem a capacidade de fazer.

Mas Dado Dolabella não parece querer fazer esse tipo de exercício mental.

Mas a vida do ator não é problema meu. Se ele está preso, trancado numa cela com outros 13, não é algo com o qual me ocupo. Penso apenas nele como exemplo de outras tantas pessoas inconsequentes. Gente que vive sem compromisso, responsabilidade e não consegue medir o impacto de seus atos na vida delas e na vida de outras pessoas.

São adolescentes, jovens ou adultos que entendem que todos os riscos valem a pena. Acreditam que a vida precisa ser vivida de forma intensa. Ignoram que seus atos podem marcar definitivamente suas vidas, e até respingar em inocentes.

Hoje, por exemplo, soube de uma garota que chorava muito porque uma amiga precisa ir embora. A amiguinha sofria e ambas choraram juntas. O motivo? Uma bobagem sem tamanho cometida pelo pai.

Talvez alguém diga: “bobagens todos nós cometemos. Afinal, estamos sujeitos a erros”. Concordo. Mas em nossa prática de vida devemos nos policiar. Cuidar de nós é preservar aqueles que mais amamos. Isto, porque quase sempre nossos atos atingem inocentes, que nada fizeram para merecer o sofrimento que causamos.

Um comentário:

Eletrônica Corisco disse...

concordo plenamente com tudo... até pq,somos realmente responsáveis por nossos atos; e o pior é q levamos pessoas q amamos e q nao amamos tbm.Acredito q temos q ter compromisso com nossas atituddes... POis, o mundo está ai cheio de permissividade,liberalismo e libertinagem,q são sinônimos q representam muito bem o fracasso do ser humano... não foi atoa q cristo deixou sua palavra como farol pra nossas vidas.Todo ser humano precisa de rédeas,regras pra vivermos mais feliz!!! E se, o fizermos assim; pondo nossas convicções fundamentadas na bíblia seremos mais felizes ou próximo... pois mesmo sendo filho de quem somos, estamos sujeitos ao fracasso...Mas graças a Deus q temos o sumo sacerdote junto ao pai q interçede por nós... Bom,Que vcs tenham entendido a mensagem...Que a sabedoria divina instrua todos no caminho em que devem trilhar.