Blog do Ronaldo

terça-feira, abril 07, 2009

Sexualidade precoce...

A revista Isto É desta semana trata dos riscos do sexo precoce. A reportagem faz uma discussão ampla, incluindo os perigos da erotização de crianças e adolescentes na era da internet.

O principal gancho da reportagem é um vídeo erótico com crianças, que foi veiculado na internet. O vídeo provocou um escândalo na pequena cidade gaúcha de Ibirubá. Uma menina de onze anos e um garoto de 14, com ajuda de um coleguinha, produziram um vídeo de sexo explícito. O que era pra ser uma brincadeira, vazou pela internet e causou um estrago nas famílias dos envolvidos.

Com a reportagem, a revista Isto É procurou alertar aos pais e educadores sobre os riscos da sexualidade precoce.

Aqui neste espaço, já discutimos o tema. Entretanto, é sempre válido voltar ao assunto. Os pais, quase sempre, têm uma enorme dificuldade para tratar dos temas envolvendo a sexualidade. Por isso, são surpreendidos quando descobrem que os filhos já têm vida sexual ativa. E ficam ainda mais assustados e desorientados quando aparece uma notícia de gravidez.

Por mais que muitos pais queiram negar, a garotada inicia cada vez mais precocemente a vida sexual. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que, entre os meninos, 47% dos menores de 15 anos já tiveram a primeira experiência. Isto significa quase metade deles. Já o índice de meninas é de 33%.

Isso acontece por várias razões. A mídia é uma delas. Vivemos uma cultura extremamente erotizada. Por conta dos desenhos, filmes, novelas, jogos e revistas para adolescentes, nossos filhos acabam tendo uma visão distorcida do sexo. Isso desperta neles o desejo sexual. E contra a natureza, nem sempre argumentos são eficientes.

A internet também facilita o acesso das crianças a conteúdos proibidos. A reportagem da Isto É cita que essa menor de onze anos aprendeu com filmes pornôs disponíveis na internet o aparece fazendo na seqüência de cenas do vídeo caseiro.

Além disso, há pais que estimulam os filhos à sexualidade. Tem pai que ainda faz uso de ditados baixos como aquele: “prendam suas cabras, pois o meu bode está solto”. Esses homens acham bonito o filho ter fama de namorador, de pegador. Também existem mães que ficam orgulhosas de ver as meninas vestidas e maquiadas como moças, mesmo quando elas ainda têm apenas onze ou doze anos.

Sabe amigo, o contexto social colabora para a sexualidade precoce. E, por parte da sociedade, não é possível esperar mudanças. É utopia acreditar que voltaremos ao mundo da inocência. Entretanto, ainda é possível evitar surpresas desagradáveis. Mas isso depende muito dos pais.

E quando falo do comportamento ativo dos pais, não estou sugerindo um clima de aquartelamento em casa, com proibições absurdas, regras fora de contexto e punições exageradas. Falo da necessidade de confiança, capacidade de dialogar. Mas dialogar não é só fazer discurso, é fundamentalmente ouvir os filhos. E, hoje, os pais precisam estar ligados às novas tecnologias. Monitorar o que os adolescentes fazem na internet, o que falam no MSN, o que publicam no Orkut é necessidade básica. Pais alheios a essas tecnologias certamente ficam de fora da vida dos filhos. Quase sempre são facilmente enrolados pela garotada. E, detalhe, essa ignorância nas tecnologias é muitas vezes a porta de entrada dos filhos para uma vida sexual precoce.

3 comentários:

Lidi disse...

A sugestão apresentada para a solução do problema é plausível , as crianças precisam mesmo ser mais "monitoradas", no entanto a gde questão é: como acompanhar a educação dos dos filho de perto,se os pais estão casa vez mais ausentes, se a familia está cada vez mais fragilizada?

Anônimo disse...

Outra questão é: Ensinamos nossos filhos o correto, mas nas escolas vemos situações onde o Governo distribui preservativos, pior ainda, para menores! Surgi então o debate: Ensino meu filho que sexo só dentro do casamento. Aí aparece um comercial na TV dizendo para os jovens fazerem sexo com "camisinha"!

Só DEUS mesmo pra nos ajudar!

Unknown disse...

só a misericórdia de Deus pra alcança essas crianças que passam a maior parte do seu tempo nas ruas, onde o lar deveria ser a primeira escola.Se as criança não é instruída corretamente ali, satanás a educará por meio de fatores de sua escolha, e o que elas podem fazer, se os pais negam esse direito de faze-las feliz.