Blog do Ronaldo

terça-feira, abril 28, 2009

Mundo caótico...

Numa de minhas aulas, ontem à noite, falava sobre a visão de Kant a respeito da sociedade. Entre outras coisas, o filósofo alemão retratou que vivemos numa sociedade caótica. Enquanto aplicava os conceitos de Kant aos dias atuais, uma aluna pediu para eu explicar o que significa uma sociedade caótica.

Achei muito interessante o questionamento. Não necessariamente em função da chance de aprofundar os conceitos filosóficos. Mas principalmente por que noto que estamos tão acostumados com as contradições sociais que já não conseguimos notá-las. Perdemos a sensibilidade. Estamos tão concentrados em nossos próprios problemas que não notamos a realidade alheia.

Pense por alguns instantes… O que dizer dessa sociedade onde um pai e uma madrasta são capazes de jogar uma garotinha do sexto andar de um prédio? O que dizer dessa sociedade capaz de aceitar que adolescentes e jovens consumidores de drogas fiquem sem tratamento para dependentes químicos? Como explicar que envolvidos num acidente de trânsito que matou uma garotinha ainda estejam impunes, mesmo a morte tendo sido causada por um racha que disputavam dentro da área urbana?

Dá para entender como não caótica uma sociedade que obriga cidadãos pagadores de seus impostos a contratarem planos de saúde para terem atendimento médico? Ou a colocarem seus filhos numa escola particular, pois o Estado, mantido pelos cidadãos, não consegue dar conta de oferecer um ensino de qualidade?

Nossa sociedade é caótica, porque afasta os cidadãos, é injusta e tornou os sujeitos em indivíduos - no sentido de serem egoístas, pouco comprometidos com o bem comum. Além disso, temos o caos natural provocado pelas mudanças climáticas, geográficas e desrespeito ao nosso corpo, que também tem suas leis naturais. E tudo causado pelos próprios homens em suas relações desastrosas com a economia, meio ambiente e sociedade.

Há chance de tornar esse mundo harmonioso? O filósofo alemão Immanuel Kant parece acreditar nisso. Mas para romper com o caos o cidadão tem de desejar isso. Precisa empregar suas forças, energias e, principalmente, conhecimento para mudar o ambiente em que vive e se relaciona. Há necessidade de superar os interesses individuais, reconhecer o outro como parte nossa, parte de uma mesma estrutura social - no qual todos nós estamos inseridos. Essa sociedade melhor se constrói com valores comuns, éticos e morais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida estamos em um mundo caótico, capitalista e acredito que as coisas vão piorar ainda mais. Os interesses pessoais (financeiros, e bem estar) falam mais alto que pelo menos procurar saber quem precisa de ajuda. "Pelo menos isso né!"

Vem Senhor Jesus, e mostre para nós sua JUSTIÇA!

Eliane disse...

Ronaldo Parabéns por sua iniciativa de ter um blog com assuntos tão importantes para a nossa atualidade.
Sobre o comentário de hj dia 05/05 quero apenas acrescentar que vivi de perto um problema dos avós que tiveram que cuidar de um neto e ao brincar com ele de joguinhos ou qualquer outra coisa sempre deixavam ele ganhar e nunca se frustrar...qdo o menino foi ser alfabetizado a babá ou os avós é quem faziam os deveres dele, pois não podia pintar errado pra não ficar triste...estou falando de uma situação que fiz parte do cenário...mais vejo muitos pais repetirem esse erro...sou do tempo, embora jovem ainda, que a gente, caia e levanta sem ninguém sair correndo e falando coitadinho...nossos educadores de hj estão longe dos padrões que Deus quer, pois ninguém mais tem tempo pra sentar e conversar sobre assuntos de caráter e princípios com seus filhos, os pais são os primeiros a falar coisas feias dos outros para seus filhos assim dando muito mau exemplo. Abraço.