Blog do Ronaldo

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Chegou o Natal... Por que tão rápido?

Hoje é véspera de Natal. Dia 24 de Dezembro. É... Chegou o Natal. Este ano havia prometido que não comentaria coisas do tipo... "Já é novembro... dezembro... O fim do ano está chegando". Ou, "como o ano passou rápido?!". Desde o mês passado, tenho ouvido e lido comentários desse tipo. Todos expressando de alguma forma a impressão de que o tempo passou rápido demais. 

Eu concordo. Sinto a mesma coisa. 

Quando prometi a mim mesmo que evitaria pensar na chegada do Natal, nas festas de fim de ano, meu objetivo era tentar aproveitar cada dia que ainda restava de 2009. Sem me preocupar com o fato de que o ano estava indo embora. 

Ainda não sei se obtive sucesso. Mas confesso que só ontem me dei conta de que o Natal havia mesmo chegado. Foi quando ouvi as primeiras felicitações pela data... Também foi ontem que desejei um "feliz Natal" a alguns amigos - em especial àqueles que só verei na próxima semana ou no ano que vem. 

Na verdade, essa impressão de que o ano passou rápido demais, que 2010 chegou antes mesmo que pudéssemos nos dar conta de estávamos em 2009, é algo muito nosso. Reflexo de nossos hábitos, de nossa maneira de lidar com o tempo. 

A vida apressada é responsável pela abreviação do tempo. Abdicamos de viver. Gastamos nossos dias correndo atrás do vento. Ou, de forma mais objetiva, diria: gastamos nossos dias olhando para o futuro, ignorando o presente. Construímos o amanhã. Esquecemos o hoje. E, quando o amanhã chega, não o aproveitamos. Preferimos mais uma vez olhar para os dias que ainda não temos. Por isso, quando nos damos conta, o tempo passou e nada fizemos. 

Pensava nisto hoje pela manhã... E enquanto pensava recordava de uma breve conversa que tive com uma amiga, ontem à noite. Ela acompanhava o marido a uma partida de futebol. Não, não gosto de partidas de futebol. Mas o futebol dele e dos amigos é uma forma de escapar da rotina, de experimentar a vida de maneira menos responsável e mais prazerosa. Falar alto, rir à toa. Talvez, para minha amiga, seja um tempo descartável ficar ali ao lado do gramado... Desses que jogamos no lixo, aguardando apenas a próxima experiência. Porém, alguns conseguem tornar significativos esses momentos... E eles precisam ser vivenciados. 

São coisas simples, os pequenos prazeres, que nos fazem celebrar a vida. Qual o tempo que dedicamos as coisas que nos satisfazem? O que temos feito com as pessoas que amamos? Qual o tempo que você tem investido para amar a pessoa pelo qual é apaixonado? Ou terá gasto seus dias em bobagens descartáveis que não deixarão nenhuma lembrança boa guardada no coração? 

A impressão de que o tempo está passando rápido demais está diretamente ligada ao fato de nossos dias serem vazios. Quando os preenchemos com experiências prazerosas - e não nos consumimos apenas com a cansativa rotina do trabalho, dos estudos e de outras atividades obrigatórias - conseguimos fazer o relógio andar mais lento, teremos o que contar e não chegaremos ao final do ano com a impressão de que nada fizemos. 

Posted via email from Ronaldo Nezo

Nenhum comentário: