Blog do Ronaldo

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Não há solução perfeita

Algumas entrevistas são surpreendentes. Senti-me assim ao conversar com um psiquiatra. Primeiro, porque a gente sempre projeta imagens de acordo com nossas experiências anteriores. Talvez tenha uma visão estereotipada desses profissionais. É provável. Mas, tenho comigo que, psiquiatras geralmente fazem parte de um grupo seleto da medicina que tem um olhar para a mente humana sob uma perspectiva muito mais de cura por meio de medicamentos que movido pela crença de que o ser humano se constrói e reconstrói por suas atitudes e escolhas, dentro do contexto em que está inserido. 

O segundo motivo de minha surpresa está relacionado à direção que tomou nosso diálogo. Falávamos sobre qualidade de vida. Numa tentativa de responder ao desejo coletivo de iniciar o novo ano feliz, com paz de espírito, livre das mágoas, entendi que a ciência pode ter um viés de autoajuda. O psiquiatra foi taxativa: a vida pode ser mais simples ou mais difícil, dependendo da escolha de cada indivíduo. A maneira como olhamos os desafios que temos vai determinar nossas ações e, principalmente, nosso estado de espírito. Ou seja, a angústia e o sofrimento podem ser menores ou maiores. A decisão é nossa. 

Parece racional demais. Afinal, como já escrevi noutras ocasiões, a razão parece não comandar o coração. Entretanto, podemos conversar com nossos sentimentos. Esse diálogo interior ajuda a reorganizar os sentimentos. 

Há coisas que acontecem conosco que não procuramos entender. Não questionamos o por quê. Acontece que, sem procurar resposta para as dores da alma, abrimos mão de viver melhor. 

Às vezes nos pegamos tristes. Pode ser por causa de um relacionamento mal resolvido, de uma amizade desfeita, uma desavença com um professor... Ficamos recordando tudo que houve ou ainda existe de ruim, alimentando a dor interior. Sofremos durante dias - alguns, até por anos - por algo que poderia ser trabalhado, sublimado. 

Mas como? 

Em qualquer dessas situações, a primeira pergunta a responder é: "por que estou triste?". Se o problema for identificado, a segunda pergunta é: "posso resolver?". Se posso, "de que maneira?". 

Temos condições plenas de avaliar perdas e ganhos diante de qualquer situação. Se o caso for de um relacionamento, é preciso concluir: "vale a pena mantê-lo como está?", "devo romper?", ou ainda "invisto na reconstrução?". Afinal, quais as consequências? Que consequências posso assumir? O que eu consigo fazer? Que escolha vai me deixar mais feliz? 

Entretanto, precisamos compreender que a solução perfeita não existe. Nenhuma opção é livre de consequências. Todas terão graus variados de perdas e ganhos. Por isso, conformar-se é uma capacidade que deve ser desenvolvida. 

Para alcançar novos sonhos, talvez alguns antigos terão de ser abandonados. Ninguém vive feliz se não compreender esse princípio da vida. O mundo nunca será perfeito. E nem a vida, cor-de-rosa. 

Por fim, os erros de ontem nos servem de aprendizado. Não podem ser lembrados para alimentar a culpa. Ninguém volta atrás. Insistir na culpa é investir no passado e ignorar o futuro. Só reconhecemos que certas escolhas foram desastrosas porque as experimentamos. Do contrário, poderíamos nos arrepender por não tê-las vivido. 

Posted via email from Ronaldo Nezo

Nenhum comentário: