Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 16, 2008

Educação dos filhos...

O FATO PENSADO de hoje quer falar sobre educação. Como pai que sou, sinto-me desafiado todos os dias a pensar nesse tema. Todo mundo fala que filho não nasce com manual. Isto é verdade. Filho não nasce com manual. E cada filho tem um jeito diferente de ser. Uma personalidade. Isto faz com que o papel dos pais seja ainda mais difícil.

Nesta semana, tive o privilégio de conversar com uma das maiores autoridades em educação deste país, o Dr. Içami Tiba. Sempre que falo com ele fico com a impressão de que nós pais erramos muito. Também fico com a certeza de que temos uma missão grandiosa e quase aquilo que nossos filhos se tornam, de alguma forma, tem a ver com o jeito que educamos nossas crianças.

O grande problema em nossos dias é exatamente a nossa pouca segurança em aplicar princípios eternos de educação. Somos bombardeados por modelos educacionais e pela culpa de nem sempre estarmos tão próximos de nossos filhos. Isto faz com que muitos de nós relaxemos na disciplina e as crianças perdem os limites. Ao perderem os limites, tornam-se indisciplinados, agressivos e, muitas vezes, na adolescência, resolvem experimentar novidades, como as drogas.

Na conversa que tive com o Dr. Içami Tiba falamos um pouco sobre o reflexo na escola da educação que damos aos nossos filhos. Não sei se você tem percebido, mas são cada vez mais comuns relatos de indisciplina e agressividade nas escolas. Mas por que isso acontece? Acontece porque nós, pais, muitas vezes apoiamos nossos filhos demais, protegemos as crianças e não permitimos que elas experimentem a frustração, o sofrimento. E tem mais um detalhe: não são raros os casos de pais que se colocam contra professores, contra a escola, porque escola e professores estão exigindo demais de seus filhos. Ou ainda por que repetem aquela frase tola: “quem educa meu filho sou eu”. Quando um pai, uma mãe fala isso, está feito o estrago. A criança sabe que sempre terá um aliado poderoso e passa a desafiar todo tipo de autoridade, tornando-se um reizinho.

O que os pais ignoram é que esse reizinho logo estará mandando neles e, qualquer dia desses, vai estar dando de dedo diante de seus olhos arregalados. O que os pais também ignoram é que esse filho, essa filha, não vai ter espaço numa sociedade que exige cada vez aplicação, envolvimento e disciplina para alcançar o sucesso profissional.

Caro amigo, sei que o assunto é complexo. Sei também que todos nós temos dúvidas se estamos fazendo a coisa certa para nossos filhos. Nenhum de nós quer errar na educação das crianças. Entretanto, ao não permitir a frustração, ao não sermos coerentes na educação, ao não corrigirmos de forma mais dura os nossos filhos, estamos abrindo a guarda para que esses pequenos, que hoje são tão lindinhos, tornem-se monstrinhos amanhã ou depois e nos façam chorar de arrependimento...

Nenhum comentário: