Blog do Ronaldo

quarta-feira, abril 30, 2008

Sucesso profissional...

O FATO PENSADO de hoje quer refletir sobre sucesso profissional. Bem, nesta manhã, não pretendo orientar sobre o que você deve fazer para ser uma pessoa de sucesso... Na verdade, quero refletir a respeito desse tema sob uma outra perspectiva...

Há pelo menos uma semana, uma das revistas que estão sobre minha mesa tem a seguinte manchete: “Decisões de sucesso”. Trata-se da edição de abril da revista Você S.A. O tema principal da publicação são decisões que fazem a diferença na consolidação de uma carreira profissional e no desempenho dos negócios.

Caro ouvinte, atualmente há milhares de revistas e livros que abordam diferentes aspectos da vida profissional. São dicas úteis, importantes e que, quando bem aplicadas, podem realmente impactar a nossa carreira.

Entretanto, ultimamente tenho pensado muito sobre o que representa esse sucesso. Que tipo de prazer proporciona ser o melhor na sua profissão? Existe felicidade no coração daquele que conquista todos os bens que sempre sonhou?

Dia desses uma mulher simples, zeladora, me perguntou quanto tempo trabalho diariamente. Respondi que começo meu dia por volta das seis e meia e quase sempre entrego minhas últimas atividades profissionais do dia perto das onze e meia da noite. Afinal, são dois empregos e mais algumas obrigações extras...

Essa mulher, na simplicidade dela, perguntou: mas é preciso trabalhar tanto? Prontamente, respondi que sim. Preciso trabalhar muito. Tenho um compromisso com a família... Quando me casei há mais de 15 anos fiz um compromisso com minha esposa de tentar ser o melhor marido e isso incluía dar segurança financeira a ela e aos filhos que iriam nascer. Hoje, trabalho muito para cumprir meu compromisso pessoal e para dar aos meus filhos uma educação de qualidade, para manter o alimento na mesa e ainda proporcionar algum tipo de lazer a minha família.

Mas, sabe caro ouvinte, aquela pergunta continua repercutindo em meu coração. Não tenho uma folga financeira que me permita abrir mão das minhas atividades, mas, pense comigo, quantas vezes temos sido movidos apenas pela busca de uma carreira de sucesso, abandonando outros tantos valores e coisas que deveriam ser prioridade em nossa vida?

Pense um pouco mais: do que vale todo o sucesso profissional e não ter uma família estruturada, filhos ao redor da mesa, uma esposa ou um esposo que são de fato companheiros na jornada dessa vida?

Conheço pessoas que em nome da carreira profissional não tiveram filhos. Conheço outras que preferiram se casar duas, três vezes que abrir mão da carreira... Tem aquelas que tentam conciliar carreira e família, mas priorizam apenas o sucesso profissional. Com isso, os filhos crescem abandonados e, quando chegam à adolescência, tornam-se revoltados e encontram satisfação no mundo das drogas.

Caro ouvinte, concluo nosso FATO PENSADO de hoje sugerindo essa reflexão... Nossa busca por sucesso muitas vezes nos faz esquecer que aqui nesta terra estamos apenas de passagem. Quem se empenha em conquistar bens, riquezas, prazeres, pode estar esquecendo de cuidar da alma, do coração, da família, dos amigos...

Quanto ao nosso sustento, aquilo que precisamos para ter uma boa vida aqui na terra, o pensamento de Hebreus 11, 6 pode responder melhor que eu as suas preocupações:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproximada dele precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

Nenhum comentário: