Blog do Ronaldo

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Desligue a tevê na hora das refeições...

Uma pesquisa realizada por uma empresa alimentícia confirmou o que muita gente já suspeitava. A família brasileira tem o hábito de fazer as refeições assistindo televisão. A estatística é assustadora. Cerca de sete em cada dez famílias fazem suas refeições enquanto a tevê está ligada.

Eu espero que esse não seja o seu hábito. Mas, se for, é hora de adquirir um novo comportamento.

Estudiosos apontam vários prejuízos. Quem come diante da tevê, geralmente não saboreia os alimentos. Faz tudo mecanicamente e não presta atenção aos sabores e nem a quantidade que está ingerindo.

Essas pessoas ainda tendem a ter mais facilidade para ganhar peso e ficam mais estressadas.

Entretanto, o pior prejuízo é outro. O momento das refeições deveria ser sagrado, pois quase sempre é uma das poucas oportunidades que a família contemporânea tem para interagir.

Fazer suas refeições junto com a família só tem valor se o aparelho estiver desligado. Do contrário, é o mesmo que não estar presente. Pais e filhos que se alimentam com a televisão ligada perdem a chance de conversar, de trocar ideias, de falarem sobre suas expectativas, sonhos e até a respeito de seus problemas.

A televisão silencia seus espectadores. Pior, a necessidade de prestar atenção no programa que está sendo exibido motiva muitas vezes um membro da família a ser grosseiro com o outro.

Às vezes, a mulher interrompe o marido para falar algo… Ele não consegue ouvi-la e, se ela insiste, corre o risco de ser tratada de forma grosseira e pouco educada. E não são raros os casos de filhos que insistem em falar com os pais, querem ser ouvidos por eles, mas as crianças são rejeitadas ou obrigadas a se calar.

Caro amigo, cada um tem direito de fazer suas escolhas e adotar o modelo de vida que lhe é mais conveniente. Contudo, se você valoriza a família, quer estar mais próximo das pessoas que ama, mantenha a televisão desligada durante as refeições. Particularmente, recomendaria que ela ficasse desligada boa parte do tempo, já que não há praticamente nada na telinha que realmente valha a pena assistir. Mas, isto é com você… Hoje digo apenas que já vai ajudar bastante se conseguir ficar longe da tevê durante as refeições.

Nenhum comentário: