Blog do Ronaldo

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

A Veja e os cantores evangélicos...

Ao lado de outros artistas cristãos, Aline Barros é destaque na edição desta semana da revista Veja. A reportagem revela o sucesso desses cantores. Mostra que a música gospel atrai um público cada vez maior. Gente que nunca apreciou canções com letras religiosas agora é sensível a esse tipo de mensagem.

A Veja fala, por exemplo, da qualidade musical, dos recordes na vendagem de discos e tece comparações positivas com artistas populares. Entretanto, por sua natureza cética e crítica aos religiosos, a revista não consegue escapar de sua tradição em abordar tais temas de forma caricata.

Ao apresentar Aline Barros, a Veja derrapa na caracterização. Ouça o que ela diz:

- A cantora Aline Barros destoa do estereótipo da mulher evangélica. Ela não prende os cabelos, muito menos usa saias até os calcanhares. [...] Aline, 32 anos, pinta o rosto, anda sempre perfumada e a balança é seu purgatório. No almoço com a reportagem de VEJA, ela beliscou um pequeno bife com fritas e dispensou a sobremesa.

Caro ouvinte, não sei como você lê esse texto, mas, para mim, é o tipo de conceituação preconceituosa e descontextualizada. Afinal, há muito, homens e mulheres evangélicos cuidam do corpo, preocupam-se com a beleza, vestem-se de forma elegante. Mas a revista parece ignorar isso. Ah... e desconheço alguma doutrina que obrigue a mulher cristã a andar de cabelos presos.

A Veja ainda ignora informações relevantes aos leitores. No último Grammy Latino uma cantora gospel, Soraya Moraes, foi o maior destaque da música brasileira. Ela superou artistas famosos que aparecem todos os dias na mídia, tocando nas rádios, servindo de trilha sonora para as novelas.

Soraya Moraes ganhou três prêmios, incluindo o de melhor canção brasileira. Mas a revista prefere tratar os evangélicos como uma gente atrasada, feia, descuidada e fanática. Uma pena.

Nós, cristãos, não deveríamos nos orgulhar de reportagens como esta. Elas não retratam o que somos. Somos um povo diferente. Mas naquilo que nos diferenciamos do mundo, assim o fazemos porque queremos ser luz do mundo; uma chama acesa na escuridão.

Nossos cantores, mais que ter música de qualidade, álbuns reconhecidos e premiados, respeitam o público e ainda são modelos positivos de comportamento numa sociedade confusa e carente de boas referências.

Um comentário:

Anônimo disse...

A VEJA ESTA CERTICIMA EM DECLARAR UMA PURA VERDADE.A MULHER CRISTA DEVE SE TRAJAR COMO A BIBLIA DIZ DEVEMOS FAZER A DIFERENCA.O MUNDO DOS ARTISTAS NAO EVANGELICO E UM, O EVANGELICO OUTRO.
A BIBLIA CONDENA O USO DE CALÇA
A BIBLIA TAMBEM CONDENA A PINTURA
ANTES OS EVANGELICOS ERAM DIFERENCIADO DO MUNDO DOS NAO EVANGELICOS.
E HOJE QUAL E A DIFERENCA DOS DOIS LADOS.QUE PENA NAO EXISTEM MAIS.
MAS A BIBLIA NAO MUDOU GRACAS A DEUS CONTINUA A MESMA.....