Blog do Ronaldo

terça-feira, julho 29, 2008

Segredo da felicidade

Ouça o programete aqui.

A revista Isto É estampou na capa da edição do dia 24 de julho a seguinte manchete: “Seis caminhos para a felicidade”. A revista prometia revelar como o leitor poderia melhorar sua qualidade de vida num mundo cada vez mais exigente.

Gostei da manchete. Então, procurei ler o texto. Encontrei algumas informações bastante interessantes.

De acordo com a reportagem da Isto É, alguns pensadores europeus identificaram o segredo para ser feliz. Entre outras coisas, estão a necessidade valores como o tempo, a tranqüilidade... a boa convivência familiar...

Nosso dia-a-dia tem sido cada vez mais estressante. A correria é grande. Enfrentamos horas de trabalho a fio... Chefes descontrolados... Trânsito enlouquecedor... Tudo porque acreditamos que essa é a fórmula para se ganhar dinheiro. E o dinheiro seria o mecanismo capaz de garantir o nosso bem-estar.

Acontece que, depois de milhões de pessoas estarem sofrendo com estresse, ansiedade, depressão, problemas cardíacos, obesidade entre outros tantos males da modernidade, pensadores europeus, como o sociólogo italiano Domenico De Masi e o filósofo alemão Hans Enzensberger, estão chamando a atenção de valores muito simples. Valores que abandonamos ao longo dos últimos anos.

Esses pensadores dizem que devemos administrar melhor o tempo... A gente precisa ter tempo para contemplar a beleza... Então, eu te faço uma pergunta: quando foi a última vez que você conseguiu ver um nascer do sol? Ou que reparou na beleza de uma noite de céu limpo e estrelado?

Difícil responder, não é verdade?

Chegamos a um ponto onde não conseguimos ter tempo para as refeições com a família. E quando comemos junto aos nossos filhos, muitas vezes, estamos diante de um aparelho de televisão ou até falando pelo celular.

Sabe amigo, o que hoje os pensadores defendem como uma necessidade humana, há 30 anos era algo natural, fazia parte da vida das pessoas. Hoje, ter tempo, desfrutar a natureza, contemplar o belo, bater um papo despretensioso com alguém, são artigos de luxo.

Mas o que a reportagem da Isto É ressalta e aqui eu reforço, com respaldo da Bíblia Sagrada, é que todos nós teremos uma existência vazia se continuarmos a viver apressadamente. O homem criou ilusões, movido pela propaganda de que tempo é dinheiro, movido pela idéia de que é preciso ser competitivo para ser uma pessoa de sucesso... Essa ilusão neutralizou a chance de sermos felizes.

Pode parecer loucura, mas agora temos sociólogos, psicólogos e pesquisadores renomados confirmando essa loucura, é preciso voltar atrás. O nosso jeito atual de viver a vida só traz frustrações e pobreza de espírito. A solução para uma vida melhor não está nas grandes conquistas, mas nas simples e pequenas coisas que abandonamos ao longo dos últimos anos.

Nenhum comentário: