Blog do Ronaldo

quinta-feira, julho 31, 2008

Segredo da felicidade: depender de Deus

Para ouvir, clique aqui.

Hoje quero dar continuidade ao tema que iniciamos em nosso programa anterior. Em nosso último encontro falamos sobre uma reportagem da Isto É que buscou pensadores europeus para dizer o que precisamos fazer para alcançar a felicidade. Entre outras coisas, a reportagem apontou que precisamos administrar melhor o nosso tempo, precisamos contemplar e apreciar as coisas belas da vida, precisamos conviver mais com a família... Enfim, esses pensadores europeus apontaram que, se quisermos experimentar a felicidade, devemos fazer uma boa revisão em nossas prioridades.

Os conceitos e valores apresentados por sociólogos, psicólogos e outros pesquisadores renomados estão corretos. Embora não digam de forma explicita, o que esses estudiosos querem nos sugerir é que devemos nos preocupar menos com as coisas materiais.

Diante disso, cheguei a uma conclusão: estamos ocupados demais em cuidar da nossa vida material porque não confiamos totalmente nossa vida a Deus. Pense um pouco... Você estaria em condições de dizer, como o salmista, “em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”?

Caro amigo, aqui está o segredo... A segurança que buscamos está no Senhor.

Estamos submersos num mundo sufocante. Vivemos sob pressão, por causa da competitividade. Sonhos com prazeres imediatos que só o dinheiro parece proporcionar. Isto causa estresse e frustração.

Mas existe um jeito para ser feliz. Esse jeito passa por uma receita simples: depender de Deus.

O salmista diz: “em paz me deito”. Quantos de nós deitamos em paz e logo pegamos no sono? Eu diria que apenas alguns privilegiados. Geralmente quando colocamos nossa cabeça no travesseiro, surgem em nossa mente uma série de preocupações, de perguntas sem respostas, de problemas a espera de uma solução... E por que não conseguimos repousar? Porque não entregamos tudo a Deus.

O salmista diz que deita em paz e logo pega no sono, porque o Senhor o faz repousar seguro. O salmista apresenta aqui a sabedoria do cristão... Depender de Deus, confiar no Senhor.

A Bíblia Sagrada aponta que nenhum fio de cabelo cai de nossa cabeça sem que o Senhor saiba. Se o Senhor Deus sabe até quantos fios de cabelo temos em nossa cabeça, será que Ele não conhece as nossas necessidades? Será que Deus não poderia suprir essas necessidades? Eu creio que sim.

Quando o salmista disse que se deitava em paz e logo pegava no sono, ele não vivia um momento tranqüilo. Os versos anteriores do Salmo 4 são muito claros. O salmista se sentia perseguido, mas ainda assim conseguia repousar em paz.

Concluindo, o segredo para ser feliz está mesmo em buscar uma vida mais simples. O segredo está em contemplar o belo, ter mais tempo para a família... É claro que isto implica diretamente em abrir mão de alguns luxos, em abrir mão de um rendimento maior... Mas isso não deve ser um problema para nós, porque o Senhor nos garante o sustento. Lembre-se de um outro salmo... O Salmo 3, verso 5, diz “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta”.

4 comentários:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Deus abençoe sua vida mtoo bom ... =)

Filipe Augusto disse...

Amém! Oro para que vc continue a ser usado para propagar a mensagem do Papai.

Filipe Augusto disse...

Amém. Oro para que vc continue a ser um canal de propagação da verdade, que só conhece quem tem Jesus no coração!