O uso da internet tem sido um tema recorrente no FATO PENSADO. Hoje, quero voltar ao tema.
Na edição do dia 15 de agosto, a revista Isto É trouxe uma reportagem sobre uma iniciativa do Hospital das Clínicas de São Paulo. O hospital lançou um novo serviço. Trata-se de um programa de atendimento aos usuários com dependência de internet.
Isso mesmo. A internet que informa, a internet que diverte, a internet que possibilita uma comunicação rápida e fácil é a mesma que tem tornado milhares de pessoas viciadas.
Para se ter uma idéia, calcula-se que 10% das pessoas que usam a rede já estejam dependentes. Essas pessoas não conseguem passar um único dia longe da tela do computador.
Um fato que preocupa é que parte significativa desses dependentes é formada por adolescentes e jovens. Ou seja, quanto mais jovem maior é o risco de se tornar um viciado em internet.
Existem algumas características que identificam o vício. Entre elas, o tempo que se passa navegando... Por outro lado, o viciado também pode ser identificado quando não consegue estar satisfeito se for afastado ou tiver que passar um único dia longe do computador.
Caro amigo, o assunto pode até parecer bobagem pra você. Mas quero dizer que a situação é muito mais preocupante do que você pensa. O serviço de atendimento do Hospital das Clínicas de São Paulo não surgiu por um preciosismo da direção daquela instituição. O hospital criou esse programa existem milhares de pais que já não sabem o que fazer para tirar os filhos da frente do computador. Tem adolescente ficando até 40 horas ininterruptas conectado na internet.
E pior é que o vício começa sem que a pessoa perceba... O que hoje parece normal, amanhã pode ser um quadro de dependência psicológica...
Bem amigo, o assunto é mesmo sério. Semelhante aos programas anteriores, não quero aqui ser o chato que diz para você ficar longe da internet. De jeito nenhum. Também uso a rede, gosto de navegar, pesquiso informações diversas, leio notícias, tenho blog pessoal, perfil no Orkut, enfim, uso a internet a meu favor. Mas é preciso reconhecer que o mundo digital esconde riscos...
No mundo contemporâneo, não apenas vícios como bebida, cigarro e outras drogas são capazes de tornar as pessoas dependentes. A internet também vicia. E pior que isso, tem tirado muita gente da sintonia com o mundo real. Dependentes de internet têm se tornado pessoas irritadas e frequentemente sofrem com quadros de depressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário