Blog do Ronaldo

quinta-feira, agosto 21, 2008

Jovens e bebidas...

O Brasil vive um momento importante em sua história... Diferentes setores da sociedade estão mobilizados para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente entre os motoristas.

Todo mundo sabe que bebida e volante, definitivamente, não combinam. Mas entre saber e realizar existe um grande abismo. Por conta disso, está em vigor a chamada Lei Seca, que apertou o cerco contra motoristas que bebem antes de dirigir.

Os resultados já começam a aparecer. O número de atendimentos a acidentes com vítimas está diminuindo... E o mais interessante, o consumo de bebidas foi diretamente afetado. Em todo Brasil, houve uma queda de 30% só na venda de chope. Por outro lado, uma única marca de cerveja sem álcool já aumentou em 66% suas vendas em julho, em comparação com igual período do ano passado.

Em função disso, a indústria de bebidas já decidiu: para não ter prejuízos, está lançando o primeiro chope sem álcool do Brasil.

Bem, mas por que estou apresentando estes dados? Apresento essas informações pra você porque a sociedade só tem que lidar com as conseqüências do consumo de bebidas alcoólicas porque essa é uma realidade na vida de milhões de pessoas.

Hoje, cada vez mais cedo, nossos jovens passam a consumir bebidas.

A situação é tão grave que já existem municípios discutindo a possibilidade de fechar bares que vendam bebidas nas proximidades de escolas e universidades.

E quer saber? Adolescentes e jovens, filhos de pessoas cristãs, têm driblado a orientação dos pais e consomem escondido bebidas alcoólicas.

Às vezes, tudo começa com uma simples brincadeira, quase sempre influenciada pelos amigos. Eles bebem, sentem-se mais leves, animados, divertidos e resolvem repetir a dose.

Acontece que a brincadeira de hoje pode se tornar o vício de amanhã. Isto, porque para obter o mesmo prazer, será preciso aumentar o consumo de bebida.

Mas então o que fazer? A primeira coisa que um pai e uma mãe cristãos devem fazer é pedir sabedoria divina para tratarem do assunto. Ficar irritado, punir, pode não ser o caminho adequado. É preciso ter disposição para conversar. O diálogo é sempre o caminho mais eficiente. É preciso impor limites, mas fazer isso com serenidade.

Saiba que prestar atenção no seu filho e lidar com responsabilidade com o problema da bebida entre adolescentes e jovens é algo com o qual você precisa estar preparado. Infelizmente, eles estão bebendo mais e quase sempre, como disse, escondidos. As conseqüências podem ser desde a queda no desempenho escolar, passando por quadros de irritação, até o mais grave, o total afastamento das coisas de Deus.

Nenhum comentário: