Blog do Ronaldo

quinta-feira, setembro 04, 2008

Adolescentes, jovens e o sexo...

Nessa quarta-feira, o jornal O Estado de São Paulo publicou o resultado de uma pesquisa que eu gostaria de compartilhar com você.

A pesquisa foi feita com mais de seis mil alunos. Esses alunos tinham entre 13 e 16 anos.

O objetivo da pesquisa era identificar, entre outras coisas, o comportamento sexual desses adolescentes.

E o resultado foi o seguinte... Vinte e dois de cada 100 alunos, com menos de 16 anos, já perderam a virgindade. Isto mesmo... 22% dos entrevistados revelaram ter iniciado uma vida sexual.

A pesquisa revelou outro dado... Dezenove por cento dos entrevistados disseram ter relação sexual com pelo menos cinco parceiros diferentes. Ou seja, 19% desses adolescentes, com menos de 16 anos, já se relacionaram sexualmente com, no mínimo, cinco pessoas diferentes.

Caro amigo, não vou aqui discutir por que isto está acontecendo... Sinceramente, isto pouco importa. Nós não vamos mudar esses números. A pesquisa ressaltou algo que faz parte dos problemas da modernidade. Todos os estudos indicam a mesma coisa... Nossos jovens estão iniciando cada vez mais a vida sexual deles.

O que eu quero chamar a sua atenção é que a realidade mostrada por este estudo também é presente na vida de nossos adolescentes e jovens cristãos. Não se engane. Ser adolescente e jovem cristão, hoje, infelizmente, não representa imunidade às influências mundanas e pecaminosas.

Por isso, existe a necessidade de você pai, você mãe terem consciência de que seus filhos vivem neste mundo... Um lugar onde os colegas e amigos de seus filhos estão iniciando cada vez mais cedo a vida sexual. Os adolescentes e jovens cristãos têm ouvido cada vez mais que é natural, normal e saudável fazer sexo antes do casamento.

Ou seja, só vocês pais podem tentar evitar isto. Mas é preciso ter sabedoria. Não funciona na pressão. O estudo divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo foi acompanhado de uma reportagem. E a reportagem mostrou depoimento de meninas de 14, 15 anos que têm vida sexual ativa mas declaram esconder isto de seus pais, porque sabem que seus pais não iriam entende-los. Uma menina chegou a contar que foi ao ginecologista pela primeira vez acompanhada de uma amiga para tirar dúvidas sobre sexo, já que a mãe não saberia lidar com a informação de que ela estaria se relacionando com garotos.

Bem, o assunto é complexo. Muito complexo. A gente não pode fingir que nada está acontecendo. A gente tem que sustentar as orientações aos nossos filhos na Bíblia, sustentar a necessidade de se guardarem para o casamento... Mas temos que saber fazer isto. E reconhecer, principalmente, que a sexualidade é um tema urgente em nossas casas. Do contrário, nossas crianças vão aprender sobre sexo nas ruas, com os amigos e serão vítimas desse modo de vida que nada contribui para torná-los adultos felizes.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi tenho 15 anos..e vivo em um mundo de amizades muito diferente de qm sou...muitas das minhas amigas, jah comçaram a ter relações com ex namorados, ou ate mesmo ficantes, eu por ordem dos meus pais comecei a ter meu contato com os garotos só nos meus 15 anos, onde foi q eu comecei a namorar, penso varias vezes sobre este assunto, vejo q hj é raro encontrar uma menina na minha idade ou ateh mesmo mais velha virgem, se fosse por mim eu ja tinha perdido a minha virgindade, mas levo muito em consideração a palavra de DEUS, pois sempre fui criada no evangelho, e também os meus pais... fco impressionada com a atitude dos jovens de hoje, mas eu como jovem, tento fazer a DIFERENÇA

Anônimo disse...

a reportagem é bem interessante,só que você esuqceu de citar q todos os jovens sentem vontade de pra ticar o ato sexual.
isso causando varias vezes a perda da virgindade(pois existem jovens que param antes da penetração).
mais a matéria é interessante!

Anônimo disse...

Hei...tenho 15 anos e perdi a virgindade com 14 anos,foi por que eu quiz mais tambem um pouco de pressao do meu namorado.Ser virgem na atualidade é visto como anormal,mais isso depende da pessoa.Não se deve discutir se uma pessoa deve ou nao continuar virgem.