Blog do Ronaldo

terça-feira, setembro 02, 2008

Vingança e perdão...

A revista Veja desta semana desta semana destaca um tema bastante oportuno, a vingança.

A publicação relaciona o que chama de as faces atuais do ancestral dilema da humanidade, perdoar ou retaliar. Segundo a revista Veja, a luta entre a sabedoria que leva à reconciliação e o desejo de vingança... essa luta é mais antiga que a civilização e continua sendo travada nos dias atuais.

A reportagem ressalta que parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa.

Diante da constatação, a Veja resgata algumas histórias curiosas... Histórias de gente que tramou até por seis meses uma forma de vingança contra uma pessoa... A revista também revela as novas de formas de vingança... Se no passado, a vingança tomava corpo, muitas vezes, através de um ato agressivo, hoje, a retaliação vem, por exemplo, através da internet. Tem pessoas encontrando na rede mundial a chance de denegrir a imagem de alguém que as ofenderam em algum momento... Eu, por exemplo, conheço um caso de uma jovem que teve fotos íntimas publicadas na internet depois da separação do marido...

Mas a revista traz uma conclusão importante para o drama da humanidade... De acordo com a Veja, a lição que podemos aprender na história é que foi através do perdão que a humanidade conseguiu interromper as espirais de violência provocadas pela vingança.

E sabe amigo, a publicação tem toda razão. Toda vez que o ser humano tenta responder um tapa com outro tapa, toda vez que isso acontece, o quadro de tensão inicial tem como conseqüência um fato novo e, quase sempre, mais grave.

É por isso que Deus nos ensina a perdoar. A máxima de Jesus de darmos o outro lado da face quando somos agredidos também é clara. A atitude pacificadora, o perdão... é sempre a saída mais sábia.

Mas talvez você diga: “mas Ronaldo eu estou muito magoado... Eu fui ofendido... O que fizeram comigo foi muito grave”. Eu não duvido de você. Sei que algumas atitudes nos entristecem e despertam a nossa ira. Nossa atitude mais natural é mesmo partir para a retaliação; imaginar uma forma de nos vingarmos da pessoa que nos fez algum mal.

Acontece que nossos desejos instintivos, pecadores, nos levam a cometer um novo erro. Entretanto, o Deus dos Céus promete nos ensinar a perdoar. Por isso, como encerra a reportagem da Veja, quero concluir minha reflexão com você... Contra a nossa vontade, podemos contar com a graça divina. A graça divina nos garante a sabedoria necessária para perdoarmos.

Nenhum comentário: